19/04/21
PUBLICIDADE
'Seguro da fertilidade'

Tire suas dúvidas sobre o processo de congelamento de óvulos que Gabriela Pugliesi se submeteu

Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram


O anúncio da separação do casal de influenciadores Gabriela Pugliesi e Erasmo Viana evidenciou um assunto específico da reprodução humana. Em um vídeo que conta a respeito do rompimento com o marido, Gabriela comenta que a primeira providência que tomou após o fim do relacionamento foi a decisão de congelar os óvulos. "Sinceramente, eu acho isso muito importante: se eu soubesse como funciona isso tudo, eu teria congelado meus óvulos com uns 20 e poucos anos. Então, você que é nova, que um dia quer ser mãe, pensa sobre isso. Porque de repente diminui a chance de ter um processo doloroso, sabe?”, diz a influencer.


Tem dúvidas sobre como funciona o procedimento? O médico especialista em reprodução humana, Vinícius Stawinski, esclarece os principais pontos a respeito do congelamento.

Quem deve fazer?

"O ideal seria que toda mulher com mais de 25 anos, sem planos concretos de ter filho em um futuro próximo ou que a questão profissional inviabilize o desejo de gestar no momento, pense sobre o congelamento de óvulos”, explica o médico. "As novas técnicas de Reprodução Assistida aumentam as chances de a paciente ter sua fertilidade preservada. Como o potencial reprodutivo feminino fatalmente cai com a idade, muitas mulheres optam por congelar seus oócitos antes dos 35 anos e apostar na sua carreira. Depois quando resolverem gestar, já possuem uma ‘poupança reprodutiva’”.

É importante pontuar ainda que o congelamento de óvulos também faz parte do arsenal terapêutico para preservar a fertilidade de pacientes submetidas a tratamentos que possam ter a sua fertilidade comprometida e podem prejudicar sua reserva ovariana, como quimioterapia, cirurgia ovariana ou endometrioma.

Qual a idade ideal?

A fertilidade feminina está ligada ao número e a qualidade de óvulos que cada mulher tem nos ovários. Assim, conforme a mulher envelhece, os números qualitativos e quantitativos de óvulos diminuem. "Com isso, é natural se pensar que existe a idade ideal para o congelamento de óvulos. O fato é: quanto antes realizar o procedimento, melhor”, frisa o médico. "No melhor cenário, orienta-se em torno de 25, 30 anos. Por quê? Nessa faixa etária, a mulher possui uma quantidade maior de óvulos e eles estão mais propensos a serem saudáveis”.

"Depois dos 35/36 anos, a mulher pode não desenvolver tantos óvulos durante o processo de estimulação e a qualidade também será afetada. Estima-se que cerca de 30 a 40% dos óvulos nessa idade não sejam cromossomicamente normais. Mas claro: o hoje é sempre muito melhor do que o amanhã”, pondera Stawinski.

Quais as chances de ter filhos com óvulos congelados?

Esse "seguro da fertilidade” ocorre por meio do congelamento de óvulos. Não há um limite de tempo que podem ficar congelados. "A porcentagem de gestação futura com o uso da técnica depende muito da idade da mulher no momento da captação. Se uma mulher congelar seus óvulos antes dos 35 anos, com 10 óvulos congelados, a chance de ter um filho é de aproximadamente 60% e, com 15 óvulos, a chance sobe para 80%. Após os 35, anos, a chance cai pela metade”, afirma o médico.⠀

"O congelamento de óvulos representa liberdade, autonomia e empoderamento feminino! Tranquilidade para escolher o seu melhor momento de aumentar a família!”, diz o especialista. "Preservar a qualidade do hoje para que no futuro, quando quiser e se precisar, os óvulos vão manter a mesmíssima qualidade do agora! É como seguro: a gente faz para não usar, mas, caso seja necessário, ele está ali para nos amparar!”.
Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
Continue lendo
Lista de obras premiadas

Dia Nacional do Livro Infantil: hábito da leitura deve ser cultivado desde cedo

18 ABR 2021 às 10h00
Entenda

Abertura de empresas bate recorde em 2020, diz Serasa

18 ABR 2021 às 09h00
Compreensão de mundo

Entenda os benefícios da leitura ainda na fase infantil

17 ABR 2021 às 11h00
Fashion

Saiba as tendências, cores e as peças coringa da moda outono/inverno 2021

17 ABR 2021 às 00h00
Efeitos da doença

Entenda o que é rosácea

16 ABR 2021 às 17h12
Transformação da Terra

Google Earth lança ferramenta timelapse que permite viagem no tempo

16 ABR 2021 às 16h31
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados