Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Adaptação

Trabalho dentro de casa exige mudança de rotina e organização

Larissa Teixeira - Folhapress
07 abr 2020 às 09:06
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Nos últimos dias, algumas empresas adotaram o sistema de home office para funcionários que podem exercer suas tarefas de casa, diminuindo o deslocamento e concentração de pessoas durante esta pandemia de coronavírus.

Segundo Luiz Ojima Sakuda, especialista em trabalho remoto e professor de Administração do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana), este é um momento de transição, que pode durar mais ou menos a depender de cada tarefa ou ferramenta disponível. Além disso, as limitações podem fazer com que a prioridade de alguma meta mude.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Tem dois perigos no home office: um é trabalhar de menos e o outro, demais", afirma Sakuda.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA O MODELO IDEAL

PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças

Imagem de destaque
Bombeiros orientam

Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças no período de férias escolares

Imagem de destaque
O amor sempre vence

Casal de Sarandi adota irmãos e vídeo do encontro da família viraliza nas redes sociais

Imagem de destaque
Dia das Mães

Mãe se emociona com presente e vídeo viraliza nas redes; assista


Ele explica que, no primeiro caso, a pessoa pode prorrogar as tarefas e trocar o período de trabalho para ver uma série, por exemplo. Já no segundo, como não é preciso sair do trabalho e voltar para casa, o funcionário pode perder o limite e trabalhar mais do que antes. Para evitar isso, o professor sugere estabelecer uma rotina com horários para começar e encerrar o expediente.

Publicidade


Para garantir a concentração, o funcionário pode utilizar aplicativos que bloqueiam sites e redes sociais por um período. Outra opção é desativar notificações do celular para manter a atenção.


Também é importante encontrar um local silencioso, com boa iluminação, sem interrupções (combine com a família) e com todos os recursos necessários para fazer as tarefas, como uma boa conexão com a internet, por exemplo.

Publicidade


"Tem gente que gosta de colocar a mesma roupa do dia a dia", comenta Sakuda. Para ele, isso não é exatamente necessário, mas é importante estar confortável e preparado para uma eventual videoconferência.


Neste período, é indispensável manter boa alimentação, hidratar-se e praticar exercícios físicos, segundo Alexandre da Silva, fisioterapeuta e professor da Universidade Cruzeiro do Sul e da Faculdade de Medicina de Jundiaí.

"Não é para sair do home office dolorido ou cansado", diz. Além disso, para dormir melhor, ele recomenda exercícios de relaxamento ao final do dia.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade