Criatividade é o alimento da inovação e o assunto envolve as crianças, principalmente aquelas que estão em fase de alfabetização e buscam maior contato com o mundo. Existem várias brincadeiras para estimular a criatividade e elas são mais efetivas quanto menores forem as crianças, justamente por pensarem mais livremente. Com a chegada das férias escolares, muitos pais procuram formas de aproveitar melhor o tempo ao lado dos filhos e reservar algumas horas para brincadeiras e oficinas, que podem ser uma forma divertida de interagir com os pequenos.
"As crianças são potentes, protagonistas de suas histórias, são ativas e curiosas. Precisamos estimulá-las sempre que possível, para despertar o interesse por diferentes atividades e materiais", destaca Márcia Murillo, pedagoga da Mercur.
Os pais precisam estar atentos para que essas atividades não se transformem em uma "aula" dentro de casa e, por essa razão, a forma como a atividade será desenvolvida precisa ser prazerosa para as crianças. "Elas são curiosas e, por isso, ter acesso a diferentes possibilidades (tintas, revistas, colas, fios, elementos da natureza, como folhas e areia, embalagens, entre tantos outros) pode estimulá-las potencializando a criatividade", explica a terapeuta ocupacional da Mercur, Cristina Fank.
Leia mais:
Viih Tube revela se pretende ter mais filhos e expõe planos com Eliezer
Aline Wirley e Igor Rickli apresentam filhos adotivos ao público
PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças
Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças nas férias
As oficinas vão estimular as crianças a descobrirem qual é a melhor forma de brincar e se divertir. O papel do adulto é possibilitar a aproximação delas com os diferentes materiais, mostrando suas funcionalidades, tudo para despertar o desenvolvimento das crianças.
Confira algumas atividades que podem ser desenvolvidas com as crianças:
Maquetes com caixinhas diversas: utilizar caixas de chá, remédios e outras. Virá-las do avesso, fechá-las com fita adesiva e explorar a pintura das caixas com tinta guache. Os detalhes da pintura podem ser feitos com caneta permanente. Se a criança quiser, também pode customizar a caixinha com elementos da natureza usando a cola branca para fixá-los;
Massinha de modelar caseira - com sal, farinha de trigo, água e pó para refresco é possível fazer em casa a massinha que tanto as crianças gostam de brincar. Essa pode ser uma forma divertida de colocar a criança em contato com os utensílios de cozinha, por exemplo.
Painéis – distribuir folhas grandes pela casa e deixar a criança usar a tinta guache ou o giz de cera para pintura. Essa pode ser uma ótima ideia para reutilizar os papéis de presente do Natal.
"Varal da arte" – montar um varal dentro de casa ou no quarto da criança para pendurar as criações, como as pinturas, como uma forma simples de valorizar e apreciar o seu trabalho.
Serviço:
Mercur (www.mercur.com.br)