Nos primeiros meses, o bebê passa muito mais tempo dormindo do que acordado. Recém-nascido, o pequeno chega a dormir entre 15 e 21 horas, acordando só para mamar e tomar banho.
A quantidade de horas de sono vai diminuindo conforme ele cresce, mas por meses continua sendo bem superior ao tempo que os adultos precisam dormir. Aos seis meses o bebê deverá passar pelo menos 17 horas do dia dormindo. Quando completa um ano, o tempo de sono costuma ser, em média, 12 horas à noite, e 3 horas entre o fim da manhã e início da tarde.
Se essas horas de sono não forem cumpridas em sua maior parte durante a noite, não se assuste. Pode ser que seu filho, como muitos bebês, troque o dia pela noite. Para mudar esse hábito, você deve dar a ele a noção de dia e noite.
Leia mais:
Viih Tube revela se pretende ter mais filhos e expõe planos com Eliezer
Aline Wirley e Igor Rickli apresentam filhos adotivos ao público
PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças
Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças nas férias
Comece por manter o bebê em ambientes com bastante claridade durante dia. Mantenha as janelas da casa abertas, leve-o para passear. Essa é a hora em que você deve despertá-lo com muita conversa e brincadeiras, sem se preocupar com o barulho em volta.
Já à noite, faça o contrário: mantenha as luzes apagadas, exija silêncio em casa e só nesse momento coloque o bebê no berço para dormir. Antes, embale-o no colo, cantando baixinho para acalmá-lo. Pequenos cochilos durante o dia, porém, ainda são bastante importantes.
Além de tranquilidade, o ambiente do sono também precisa ter segurança. No colchão do berço, use um lençol bem firme para evitar que o bebê cubra a cabecinha enquanto dorme e fique sem ar.
Deite-o de lado ou de barriga para cima, se necessário usando almofadas e travesseiros para manter a posição. Evite que ele durma deitado de bruços, pois essa posição é vinculada a muitos casos de morte súbita de bebês durante o sono.