Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Faça já!

De chás à drenagem, veja seis dicas para fazer um detox pós-Carnaval

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
15 fev 2024 às 10:00
- Elina Fairytale/Pexels
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os excessos geram sobrecarga nos órgãos do corpo responsáveis por processar e eliminar as toxinas 


Se você aproveitou bem o carnaval, com direito a drinques e comidas diversas, é hora de cuidar do corpo, que já está sob efeito do acúmulo de toxinas que estimula a formação de radicais livres. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com Claudia Chang, doutora e pós-doutora em Endocrinologia e Metabologia pela USP (Universidade de São Paulo), e membro da Sbem (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia), os radicais livres provocam o estresse oxidativo e interferem nos processos metabólicos do organismo. 

Leia mais:

Imagem de destaque
Queixas dos primeiros clientes

Após críticas a produtos, Bianca Andrade adia lançamento oficial de marca

Imagem de destaque
Estreia recente

Peças da marca de Sasha Meneghel custam de R$ 230 a R$ 3.190

Imagem de destaque
Alerta

Peeling de fenol deve ser feito por médico habilitado, diz sociedade médica

Imagem de destaque
Arrase!

Do curto boy bob aos longos com muitas camadas, veja tendências de cabelos para o outono e o inverno


Um estudo publicado na Revista Brasileira de Psiquiatria, em 2023, destacou que 40% dos foliões costumam ingerir bebidas alcoólicas em doses muito mais elevadas do que o habitual*. 

Publicidade


“O excesso de álcool nessa época, somado à má alimentação e à redução na qualidade do sono, sobrecarrega os órgãos responsáveis por processar e eliminar as toxinas, como fígado, rins e intestinos, prejudicando todo o funcionamento do corpo, incluindo a digestão, imunidade e até o desempenho cognitivo”, comenta a especialista. 


Para ajudar no processo de desintoxicação, veja seis dicas que irão renovar o organismo:

Publicidade


Hidrate-se mais do que o habitual: após a folia, ingerir muita água ao longo do dia se torna ainda mais uma regra. Conforme a endocrinologista, além de repor a hidratação perdida, o aumento do consumo de água estimula o funcionamento dos rins e, consequentemente, a produção de urina, eliminando o excesso de líquidos, sódio e toxinas. 


“Sucos e água de coco também são recomendados, mas precisam ser naturais. Os industrializados possuem alto teor de sódio, corantes, aromatizantes e outras substâncias que vão sabotar sua desintoxicação”, reforça Chang, que também é coordenadora e professora da pós-graduação em Endocrinologia do ISMD (nstituto Superior de Medicina). 

Publicidade


Aposte nos chás digestivos: os chás à base de ervas naturais são aliados do detox. Para Paula Molari Abdo, farmacêutica pela USP e diretora técnica da Formularium, o chá de boldo, por exemplo, é tradicionalmente conhecido pelas propriedades benéficas para a saúde do fígado. 


“O boldo possui efeitos hepatoprotetores, auxiliando na função hepática, além de estimular a produção de bile, essencial para facilitar a digestão, principalmente de alimentos gordurosos”, conta Abdo, especialista em Atenção Farmacêutica pela USP e membro da ANFARMAG (Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais). 

Publicidade


Já a erva-doce, frequentemente associada a problemas digestivos, tem anetol e fenchona, componentes com efeito carminativo, que exercem ação antiespasmódica nos músculos estomacais, evitando gases e cólicas. Por fim, o chá de alcachofra, erva rica em cinarina e ácido clorogênico, contribui com a função hepática e a produção de bile, além de ter propriedades diuréticas, ajudando a eliminar urina e a reduzir o inchaço abdominal”, conclui Abdo. 


Consuma sementes e folhas verde-escuras: sementes proporcionam uma maior ingestão de vitamina E (com ação antioxidante) e ômega-3 (ácido graxo com poder anti-inflamatório). “Além disso, elas oferecem minerais como cálcio, cobre, magnésio, manganês e selênio, essenciais para o equilíbrio das reações bioquímicas do organismo”, destaca a endocrinologista. 

Publicidade


Entre eles, estão amêndoas, castanhas, avelãs, castanha-do-pará, castanha-de-caju, nozes, pistache, semente de chia e de girassol. “Também consuma brócolis, espinafre, chicória e couve, além das verduras amargas, como rúcula e agrião. São fontes de fibras importantes, que ajudam a limpar o organismo, melhoram a digestão e diminuem a absorção de gorduras e toxinas”. 


Invista nas frutas certas: ricas em água e com baixas calorias, como melancia e melão, devolvem a hidratação perdida. “Já a laranja, o mamão e o morango podem ser eficazes por conter enzimas benéficas à drenagem de impurezas, potencializando a renovação do fígado”, diz Chang. 

Publicidade


Retome a rotina de sono: depois dos dias de folia, dormindo tarde e com má qualidade de sono, é hora de reajustar o relógio biológico. “É durante o sono que o corpo trabalha para equilibrar diversas funções do organismo. Uma noite bem dormida regula os processos metabólicos e hormonais do corpo, além de ter função restauradora ao eliminar toxinas e fortalecer o sistema imunológico”, ressalta. 


Reforce os cuidados com a pele: o cirurgião plástico Luís Maatz, membro da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica), que atua com procedimentos estéticos não invasivos, sugere redobrar os cuidados com a pele após o carnaval. 


O médico afirma que o consumo em excesso de bebidas alcoólicas causa desidratação cutânea e acelera o envelhecimento. “Para metabolizar uma molécula de álcool, o organismo precisa abrir mão de nove moléculas de água. A partir do momento em que não há moléculas de água o suficiente para a hidratação, o corpo começa a retirar da pele, deixando-a desidratada e sem viço”, explica.


Assim, o profissional recomenda alguns procedimentos para reaver a pele saudável. Um deles é a aplicação do ácido hialurônico, substância injetável que, além de corrigir rugas já formadas, devolve perdas de volume e contribui para a hidratação da pele. 


Outro tratamento indicado é com bioestimuladores de colágeno, substâncias aplicadas na face para estimular a produção de novas fibras de colágeno, proporcionando a reestruturação da pele. “Com a aplicação, a pele retoma a produção das fibras de elastina e do próprio colágeno, responsável pelo equilíbrio e viço da pele”. 


Por fim, a drenagem linfática ajuda a eliminar toxinas e líquidos acumulados em excesso nos tecidos corporais. “A massagem estimula o funcionamento do sistema linfático através de movimentos circulares, favorecendo a eliminação de toxinas e metabólitos, aumentando a oxigenação dos tecidos e a absorção de nutrientes por meio do trato digestório”, diz Maatz. 


*Consumo de bebidas alcoólicas no Carnaval: prevalência e fatores associados, Revista Brasileira de Psiquiatria (2023).

Imagem
Ação entre amigos sorteia bicicleta especial em memória do Palhaço Geleia
Familiares e amigos de Adriano Lúcio Huhn, conhecido carinhosamente em Londrina como Palhaço Geleia, estão promovendo o sorteio d
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade