Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Problema comum

Estresse é o grande vilão da queda de cabelo; conheça outras causas

Redação Bonde
18 nov 2015 às 09:06
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Tomar banho com água muito quente pode aumentar a queda de cabelo? Meu pai é calvo, serei também? Lavar o cabelo todo o dia faz com que caia mais? Perguntas como estas são frequentes no dia a dia de quem percebe alterações nos cabelos. O alerta acontece principalmente quando aumenta o número de fios que ficam nas escovas, nos ralos do banheiro, pelo chão da casa ou ainda quando a pessoa prende o cabelo em um rabo de cavalo que está cada vez mais fino ou percebe que as "entradas" na testa estão crescendo.

"A causa mais comum da queda é o estresse. Seja por um divórcio, problema com os filhos, perda de ente querido ou por um estresse físico. Até mesmo uma cirurgia plástica - que é uma escolha - pode causar estresse ao organismo", explica a dermatologista Dayana Volpato Thá, da Clínica Thá Dermatologia.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Mas, além do estresse, outros fatores podem ocasionar a perda de cabelo. Por dia perdemos de 50 a 100 fios de cabelo o que não é muita coisa comparada aos mais de 100 mil fios que temos no couro cabeludo. Conforme vamos envelhecendo, nossos fios de cabelo vão se tornando cada vez mais finos e ralos. Nos homens, a tendência é que a queda ocorra, principalmente, no topo e na linda da testa, ocasionando as entradas. Já nas mulheres ele acontece no topo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Veja qual:

Beyoncé usa conjunto de top e saia de marca brasileira em casamento de ex-assistente pessoal

Imagem de destaque
'Maquiagem do homem'

Dia Mundial da Barba: barbeiros de Londrina falam sobre estilos e cuidados com os pelos faciais

Imagem de destaque
Novo fenômeno

Desarmonização facial pode ser difícil, dolorosa, causar reação alérgica e flacidez

Imagem de destaque
Queixas dos primeiros clientes

Após críticas a produtos, Bianca Andrade adia lançamento oficial de marca


A especialista explica que a queda de cabelo pode ser um sintoma de alguma outra doença mais grave e precisa ser investigada. "Se a pessoa tem uma calvície, que é quando o cabelo vai afinando de forma progressiva ao longo dos anos, precisa de outro tipo de tratamento, sendo recomendado até mesmo o transplante", afirma. Segundo Dayana, a calvície normalmente é percebida pelas mulheres ao fazerem um rabo de cavalo - que a cada dia precisa de mais voltas no elástico - e pelos homens no aumento das entradas na testa.

Publicidade


Existem dois tipos de queda: a difusa - que é a comum, quando encontramos cabelo pela casa; e tem a alopecia areata, que é quando a pessoa fica com placas totalmente sem cabelo. "Essa é uma causa mais autoimune e tem um gatilho que ocasiona a doença. Pode afetar as crianças e nos homens pode ocorrer também na barba", descreve a dermatologista.


Outro fator que pode ocasionar a queda é a oleosidade. "Muitos pacientes argumentam que não lavam o cabelo com frequência para evitar a perda de cabelo e deveria ser o contrário. A oleosidade aumenta o problema", ressalta. "A oleosidade obstrui os poros do coro cabeludo, o que dificulta a nutrição da raiz do cabelo".


Veja outras explicações e recomendações da dermatologista para o problema:


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo