Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Proteja-se!

Pele requer cuidados especiais nos dias frios

Redação Bonde
03 jun 2009 às 08:49
Uso do protetor solar ajuda a prevenir o câncer de pele - Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Muitas pessoas pensam que não é preciso proteger a pele em épocas de baixas temperaturas. Esquecem o protetor solar, deixam a limpeza de pele de lado e quando percebem estão com algum problema típico, como o envelhecimento precoce. "O uso de filtro solar é importante não somente para prevenir o envelhecimento, mas também para diminuir a incidência de cânceres de pele", alerta o dermatologista do Hospital Nossa Senhora das Graças, Maurício Sato. "A incidência de raios ultravioleta do tipo A é constante no ano todo e essa radiação promove reações nas células da pele que podem ocasionar o aparecimento de lesões pré-cancerosas", explica.

O câncer de pele é o tipo mais comum de neoplasia no Brasil. Para esse ano, o Instituto Nacional do Câncer – INCA – estima que surjam mais de 100 mil novos casos da doença. Já os cânceres do tipo melanoma, considerados mais agressivos e com alta taxa de mortalidade, felizmente, são de baixa incidência, cerca de 5 mil casos por ano. Porém, mais da metade dos casos são previstos na região sul do país. "O melanoma é o mais maligno dos tumores de pele e ocorre geralmente em pessoas entre 30 e 60 anos. Em geral, é o câncer de pele que tem aparência de uma pinta escura, bordas irregulares, cores variadas e é assimétrico. Logo, qualquer pinta que mudou de característica, como tamanho, cor e dificuldade de cicatrização, deve ser suspeita e avaliada por um dermatologista", ressalta.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Já os cânceres de pele não-melanoma são considerados menos agressivos e de fácil tratamento, se diagnosticados precocemente. Os sintomas costumam ser pequenas saliências na pele ou nódulos e, geralmente, aparecem no rosto, tronco e extremidades do corpo. "O tipo de tratamento varia de acordo com o estágio de evolução do câncer. Em casos iniciais, o uso de crioterapia (spray de gelo), cauterizações e curetagens, terapia a base de luz ou até mesmo de pomadas específicas podem curar essas lesões. Para lesões maiores, o tratamento é a cirurgia", esclarece o dermatologista.

Leia mais:

Imagem de destaque
Estreia recente

Peças da marca de Sasha Meneghel custam de R$ 230 a R$ 3.190

Imagem de destaque
Alerta

Peeling de fenol deve ser feito por médico habilitado, diz sociedade médica

Imagem de destaque
Arrase!

Do curto boy bob aos longos com muitas camadas, veja tendências de cabelos para o outono e o inverno

Imagem de destaque
Viralizou

Head spa, técnica que une tratamento capilar e massagens, também promete aliviar estresse


De acordo com o cancerologista do Hospital Nossa Senhora das Graças, Calixto Antonio Hakin Neto, mesmo durante o inverno as pessoas devem utilizar filtro solar com o fator de proteção acima de 30 e evitar se expor ao sol entre 9h e 16h. "A grande exposição ao sol não é indicada, pois com a sensação agradável do vento não se percebe que os raios solares estão sendo absorvidos e prejudicando a pele. É nessa época do ano que estamos com a pele mais sensível e mais clara. O ideal é permanecer no máximo 20 minutos ao sol, para que esta absorção ajude, apenas, na parte óssea e na formação de cálcio, sem danos", esclarece o cancerologista.

Publicidade


Hakin Neto salienta que é importante que as pessoas não esqueçam de proteger apenas a pele durante o frio, outras partes do corpo, como por exemplo, os lábios, a orelha, nuca, couro cabeludo e a ponta do nariz também são extremamente importantes. "Existem no mercado várias opções de protetores, além dos filtros solares, que podem ajudar a evitar a absorção dos raios solares, como batons, chapéus e cachecóis", orienta.


Ele ressalta que a proteção é fundamental em todo o corpo, pois o câncer melanoma pode ser desenvolvido em regiões que não são expostas ao sol, como por exemplo, a mucosa da boca. "É necessário ficarmos atento a qualquer lesão que tenha dificuldade de cicatrização".

Publicidade


Cuidados para ficar com a pele bonita e protegida


Use filtro solar em todos os períodos do ano. No inverno, prefira uma fórmula que também seja hidratante.

Publicidade


Cuide-se aos tomar sol, principalmente no período das 9h às 16h


Evite banhos quentes prolongados, pois deixam a pele mais seca e descamada.


Hidrate muito bem a pele, após o banho. "A pele seca se torna mais sensível a agentes externos como sabão, tecidos sintéticos e lã. A pele ressecada pode levar a uma alergia chamada dermatite de contato, gerando coceira e vermelhidão, principalmente nas pernas, e descamação da pele", esclarece Dr. Maurício.

Prefira o inverno para começar tratamentos de pele como peelings e que tenham ácido em sua composição, sempre com acompanhamento de um especialista e uso de protetor solar. Nesse período, a pele se recupera com mais facilidade.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade