Sem pensar, cite pelo menos três peças básicas de qualquer armário. Calça jeans, camisa branca e vestido preto, certamente, apareçam na sua resposta. E os acessórios básicos, você consegue listar com rapidez? O poder de um brinco ou de um colar, para levantar uma produção, é imbatível e bastante conhecido.
A questão é: não dá para pensar nisso quando o armário não ajuda. Você precisa se preparar e ter em mãos os acessórios que acabam com o sufoco e transformam as peças básicas num look de arrasar.
Não precisa achar que isso é privilégio de quem tem acesso às criações de joalherias sofisticadas. Atualmente, o mercado de bijus oferece opções incríveis e que fazem bonito até nos eventos mais chiques, você só precisa saber escolher. A organizadora da Mostra de Acessórios, Debora Gelman, dá as dicas e ensina como ir do trabalho para uma festa ou combinar as peças perfeitas para o seu estilo sem cometer nenhuma gafe.
Acessórios básicos
Leia mais:
Blogueira da Zona Norte de Londrina se destaca em reality show falando sobre moda
Bruna Marquezine usa look de R$ 70 mil no lançamento de série e divide opiniões
Meryl Streep usa roupa de marca brasileira na nova temporada de 'Only Murders in the Building'
Balenciaga renova contrato de estilista acusado de apologia à pedofilia; relembre polêmicas
Um par de brincos de pérola grande ou de brilhantes é eterno e nunca sai de moda. O mesmo vale para a corretinha com um brilhante só. Um anel de prata com um belo design , com ou sem pedra, pode ser sua marca registrada.
As peças para cada estilo
Mulheres arrojadas adoram peças muito originais, feitas em materiais inusitados e geralmente grandes. As românticas preferem peças mais leveza, como cristais, peças delicadas, brincos longos e leves. As que fazem um estilo mais girlie gostam de peças lúdicas, em feltro ou tecido. As clássicas não exageram no tamanho e, embora gostem de pedras, usam pérolas com design simples e de fácil compreensão.
Sem distinção para o dia e a noite
A maioria dos acessórios pode ser usada o tempo todo, com atenção ao ambiente que se pretende estar. Ninguém deve usar uma bolsa de strass a não ser numa festa muito chique, acompanhada de vestido e sapato social. Hoje a moda é muito informal e, basicamente, as pessoas saem direto do trabalho para eventos sociais (por isso, a atenção consiste em adequar o conjunto todo à situação).
Do básico ao fashion em instantes
A função dos acessórios é transformar a produção. Portanto, a mesma roupa vai mudar de cara se o acessório noturno for mais brilhante, chamativo e sofisticado. Além de estarem em alta, as carteiras levantam o visual e transformam a roupa de trabalho em trajes de festa. O mesmo pode acontecer com saltos altos que levantam mais a produção do que rasteiras e sapatilhas (as botas também valem).
Biju que vale por uma jóia
A bijuteria de boa qualidade apresenta um bom design unido a materiais com bom banho, trabalho com cristais ou pedras verdadeiras. "Hoje temos peças folheadas com excelente design que usam pedras originais e são muito chiques", diz Debora Gelman. Peças mal coladas (encaixadas), mal pintadas e mal reproduzidas, passam a idéia de acabamento ruim, o que acaba com a produção.
Pérola da vez
Elas são clássicas e, recentemente, estão agradando também as mulheres jovens e mais modernas. Em sua caixinha de acessórios, não pode faltar um colar longo, com várias voltas, e um brinco simples, com pérolas no seu tom favorito.
Dica básica para ir além do óbvio
É possível combinar materiais na mesma produção sem cair no exagero. O segredo é categorizar: roupa em tecido rústico, por exemplo, pede acessórios de materiais naturais como madeira, pedras brutas e cordas. Por serem todos naturais, eles conversam entre si.
Pretinho que brilha
Sabe aquele vestido que salva você em todas as ocasiões? Combine com um colar de cristais enormes e uma carteira neutra. A produção fica perfeita para qualquer evento, desde um jantar romântico até um casamento mais sofisticado.
Erros que nunca são detalhe
"Se não prestar atenção nas escolhas, há o risco de cometer erros graves que estragam a aparência, por melhores que sejam suas roupas e suas jóias", afirma Debora Gelman. "Não é impossível, mas precisa ter muito estilo para poder usar anel, colar, brinco e pulseira ao mesmo tempo e não parecer fantasiada". A seguir, ela lista as escorregadas mais comuns na rotina de quem está experimentando o poder dos detalhes.
1. Brincos grandes e colar - Esqueça, de uma vez por todas! Nem que eles sejam feitos do mesmo material, a combinação não existe. Mesmo se você comprar o conjunto, use as peças separadamente e valorize cada uma delas. Colar só cai bem com brincos pequenos.
2. Seios grandes e colar - Mais um pecado pelo exagero. Se você tem um busto bonito e gosta de decotes, aproveite para deixar a área do corpo livre e chame a atenção para ela. Em vez de colares, invista em brincos chamativos.
3. Braços gordos e pulseiras grandes - Braços roliços ficam melhor com pulseiras fininhas e soltinhas, nada agarrado. As argolas largas, estilos anos 1980, também deixam o visual pesado e devem ser evitadas se você tem braços mais fortes.
4. Cinto, o inimigo - Aquela calça jeans surrada fica ótima com um cinto estiloso. Mas, antes de ir afivelando o acessório, é preciso avaliar se ele combina com o seu tipo de corpo. "Seios fartos só permitem cintos caídos no quadril, nunca justos na cintura", ensina a especialista. "As baixinhas também devem evitar cortar a silhueta. Se o cinto for imprescindível, ele deverá ser no tom da peça que está por baixo dele". (Fonte: Minha Vida)