Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
No mundo de Fidel

Cuba vive frisson com desfile da Chanel

Agência Estado
03 mai 2016 às 09:28

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Cuba está no epicentro da alta moda, com a apresentação da coleção Cruise da Chanel, marcada para esta terça (03). A passarela foi armada em pleno El Paseo del Prado, um dos maiores cartões-postais de Havana, e a cidade vive dias de frisson. No domingo, houve o vernissage da exposição Work in Progress, que traz mais de 300 imagens feitas pelo diretor criativo da marca, o estilista Karl Lagerfeld. O evento, na galeria de arte Factoría Habana, no centro antigo e tombado da capital, contou com a presença do estilista e, naturalmente, elevou as expectativas em torno do desfile. "A riqueza cultural e a abertura de Cuba ao mundo a tornaram uma fonte de inspiração para Karl Lagerfeld", ressaltou a grife em um comunicado.

Em março, a capital cubana recebeu a visita do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama e, no mês passado, os Rolling Stones pararam a cidade com o show de abertura de sua nova turnê - o primeiro show de rock em décadas. Nesta segunda-feira, 2, ainda, chegou a Havana o navio Cruzeiro Paquete Adonia, com 700 passageiros que pagaram entre US$ 2.600 e 9 mil pela viagem - há 38 anos, não se via ali um navio vindo de Miami.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Trata-se, de fato, de um encontro surpreendente entre o mundo do Fidel, sem marcas, sem cartão de crédito, sem tecnologia, quase sem internet e com um comércio superlimitado, e o da Chanel, que é de altíssimo luxo, está na vanguarda fashion e no topo de uma indústria bilionária. Mas a intenção é atrair os holofotes mesmo. Lagerfeld costuma escolher destinos inesperados ou exóticos para apresentar essa coleção, que ocorre entre as apresentações formais da Semana de Moda de Paris e traz roupas próprias para o veraneio. Seul, na Coreia do Sul, e Dubai, nos Emirados Árabes, foram palco dos últimos dois desfiles do gênero.

Leia mais:

Imagem de destaque
Veja os vídeos!

Blogueira da Zona Norte de Londrina se destaca em reality show falando sobre moda

Imagem de destaque
O que achou?

Bruna Marquezine usa look de R$ 70 mil no lançamento de série e divide opiniões

Imagem de destaque
Adivinhe qual!

Meryl Streep usa roupa de marca brasileira na nova temporada de 'Only Murders in the Building'

Imagem de destaque
Demna Gvasali

Balenciaga renova contrato de estilista acusado de apologia à pedofilia; relembre polêmicas


Desta vez, o desfile deve contar com a participação do neto de Fidel Castro, o modelo estreante Tony Castro. É aguardada também a presença da top brasileira Gisele Bündchen e de seu marido, o jogador Tom Brady, ambos na primeira fila, assistindo ao show. Ao todo serão 600 convidados da marca, entre o batalhão de jornalistas e editores vindos do mundo todo e sua clientela poderosa e também global. Além do staff gigantesco da Chanel, com centenas de profissionais, modelos, cabeleireiros, organizadores.

Publicidade


Em Cuba, Lagerfeld participou de uma reunião com a atriz cubana Ana de Armas, que ganha destaque em Hollywood, onde recentemente rodou o filme Bata antes de Entrar, com Keanu Reeves, e está agora no elenco de Blade Runner 2. Também esteve com a modelo britânica Stella Tennant, uma das retratadas na mostra de Lagerfeld (desde 1987, ele também atua como fotógrafo). Imagens de moda, arquitetura e paisagens compõem a exibição, que faz parte da programação do Mês da Cultura francesa em Cuba, e deve permanecer em cartaz até o dia 12 de maio.


A estética decadente de Havana, cidade litorânea fundada em 1592 com construções luxuosas erguidas principalmente entre as décadas de 1920 e 1940, serviu de cenário para uma série de ensaios fotográficos de moda nos últimos meses. No Brasil, as revistas Marie Claire e Vogue há anos exploram o cenário onírico para suas fotos. Desde que os Estados Unidos restabeleceram relações com Cuba, as revistas de moda americanas iniciaram também uma cruzada à ilha.


A cantora Rihanna, por exemplo, foi capa da revista Vanity Fair de novembro posando encostada em um carro antigo da década de 1950 em Havana. A modelo Adriana Lima também esteve lá, posando para a revista W. Marcas como Proenza Schouler e Stella McCartney têm citado a ilha como uma influência para as suas criações. Agora é a vez da Chanel.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo