Há quem considere complicado combinar roupas de cores diferentes. Quando é preciso compor estampas, então, o problema piora. Basta sair às ruas para perceber como as pessoas têm dificuldade em selecionar desenhos ou formas que conversem entre si. Mas, com algumas dicas, você pode acertar a mão e ainda disfarçar o que a incomoda em seu corpo.
A enorme quantidade de peças estampadas disponíveis no mercado pode assustar à primeira vista. Não se impressione com isso! "O primeiro passo é usar cores parecidas ou estampas semelhantes", recomenda a consultora de imagem Andrea Muniz, do blog My Closet Fashion.
Quando a opção é por motivos iguais, convém que um se sobressaia. "Para conseguir essa proporcionalidade, o ideal é usar em uma peça estampas grandes e, na outra, pequenas", aconselha a personal stylist Roberta Carlucci.
Leia mais:
Blogueira da Zona Norte de Londrina se destaca em reality show falando sobre moda
Bruna Marquezine usa look de R$ 70 mil no lançamento de série e divide opiniões
Meryl Streep usa roupa de marca brasileira na nova temporada de 'Only Murders in the Building'
Balenciaga renova contrato de estilista acusado de apologia à pedofilia; relembre polêmicas
No entanto, não são todos os desenhos que combinam entre si. Veja, a seguir, como ornar os principais:
Floral – "Pode combinar com uma peça lisa, uma estampa de listras – com duas cores, no máximo –, com um xadrez de duas cores, poás ou com outro floral no qual as cores sejam compatíveis", diz Andrea.
Animal prints – Estampas de onças, zebras e tigres estão em alta. Não misture com outras, para não ficar exagerado. Use com uma peça lisa.
Exótica – Inclui frutas, figuras e desenhos – como os tropicais, uma tendência desta estação (limão e banana bem miudinhos, por exemplo). "Quanto mais colorida e chamativa, mais difícil de combinar com outra peça estampada", avisa Andrea. Solução: misturar com roupas lisas.
Étnica – Pode ser usada com outra estampa étnica, de tom mais neutro. Listras mais neutras, com duas cores semelhantes, também caem bem.
Geométrica – É democrática: fica bem em vários corpos e em diversas combinações. Coloque com florais, listras, xadrez e poás (que estão na moda).
Xadrez – Também está na moda, mas é difícil de coordenar com outras estampas. Prefira misturá-la com peças lisas.
Use a estampa a seu favor
Embora as estampas "aumentem" a superfície do corpo, nada impede que você as use para disfarçar as imperfeições. Se você é baixinha, por exemplo, fuja dos desenhos grandes, que podem dar a impressão de que você é menor ainda. Alta? Passe longe dos miúdos, como a liberty (flores pequeninas, que estão na moda). "Fica desproporcional", afirma a consultora Andrea Muniz.
Está um pouco gordinha?
Se você está acima do peso, aposte nas estampas verticais, como listras ou mesmo poás. Prefira tons escuros, que ajudam a disfarçar os quilinhos a mais.
Cintura estreita e quadril desproporcional?
Chame a atenção para a parte de cima do corpo. "Desvie o olhar. Coloque um liso ou uma estampa mais discreta embaixo, e uma mais chamativa em cima. Um exemplo: poá na calça e onça na blusa", sugere Roberta Carlucci. Por outro lado, quem tem pouco quadril pode abusar das estampas de todos os tipos e tamanhos. Listras horizontais estão liberadas.
Para disfarçar seios muito grandes, prefira estampas miudinhas, juntinhas e com fundo escuro. Podem ser geométricas de duas cores e xadrez mais neutro e miudinho, ou com poás pequenos. "Fuja das estampas de listras horizontais, que aumentam a superfície", recomenda Andrea.
As estampas também podem fazer você ganhar curvas na cintura. Invista em estampas miudinhas, em listras verticais, poás, estampas geométricas de duas cores com fundo escuro e em linhas e listras diagonais. (*Fonte: Vital/Unilever)