Você certamente já ouvido falar em corte evasê, só não está ligando o nome ao modelo. Sabe aqueles vestidos lindos que as mulheres usavam nos anos 50 ou 60, com uma linha marcada abaixo dos seios e saia mais larga e volumosa na base? Então, eram peças com corte evasê.
A palavra evasê significa 'que se assemelha ou tem forma de cone'. O modelo cai bem em vários comprimentos - curtos, longos e médios (na altura do joelho), que são os mais usados.
Ao lado dos modelos godês (que possuem corte em viés e forma de leque), saias e vestidos evasês fizeram grande sucesso nos chamados Anos Dourados. Hoje, com a criação de tecidos mais leves e com melhor caimento, ganharam recortes modernos e continuam em alta. Nunca saem de moda!
Leia mais:
Blogueira da Zona Norte de Londrina se destaca em reality show falando sobre moda
Bruna Marquezine usa look de R$ 70 mil no lançamento de série e divide opiniões
Meryl Streep usa roupa de marca brasileira na nova temporada de 'Only Murders in the Building'
Balenciaga renova contrato de estilista acusado de apologia à pedofilia; relembre polêmicas
A grande vantagem do corte evasê é que ele valoriza qualquer tipo físico, inclusive as silhuetas mais cheinhas, suavizando as curvas e minimizando as medidas. Se você é daquelas que enxerga 'defeitinhos' no seu corpo, aposte em peças com esse corte. Elas são estratégicas para quem vive querendo disfarçar pequenas imperfeições, como barriguinha saliente, culotes e quadris estreitos.
O evasê também marca a cintura e proporciona equilíbrio ao corpo, por isso é perfeito para mulheres com corpo do tipo retangular (as medidas do corpo, ombro, quadril e cintura são praticamente as mesmas) ou triângulo invertido (os ombros são maiores que os quadris). Para conseguir um efeito ainda melhor sobre o volume dos quadris, as magrinhas devem apostar em tecidos encorpados e estampados, além de abusar de pregas na saia.
Já as mulheres plus size ou que possuem bumbum ou quadris grandes podem usar o corte, mas devem investir em peças monocromáticas e tecidos leves para que suas formas não aumentem visualmente.
Assim como os pretinhos básicos, toda mulher deveria ter uma peça evasê, seja saia ou vestido em seu guarda-roupa. Trata-se de um modelo clássico e prático, que pode ser usado em qualquer ocasião, basta escolher a cor e o tecido certos.