Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
O futuro é delas

Jovens mulheres protagonizam o ativismo em Londrina

Lara Bridi - Estagiária*
06 mar 2021 às 12:51
- Isaac Fontana/Folhapress
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Desde novas, mulheres percebem que a imagem que lhes é imposta no mundo não é a mesma dos homens. A estereotipação, o assédio e falta de respeito com os corpos femininos são apenas alguns dos desafios inerentes à vida da mulher relatados por Beatriz Maciel, 23 anos, estudante de direito e cofundadora do Girl Up UEL, coletivo feminino voltado para jovens. Há dois anos, Maciel e mais duas colegas de faculdade, Danielle Rodrigues e Gabriela Lozinsk, observaram que faltavam espaços de discussão e ações práticas em relação à conquista de direitos feminino no campus, e assim se mobilizaram para unir garotas e criaram o grupo que é extensão do Projeto Girl Up da ONU (Organização das Nações Unidas).


O grupo tem como responsabilidade cumprir uma série de objetivos que visam o desenvolvimento dos direitos humanos propostos pela ONU. Para tanto, o coletivo se propõe a abrir discussões sobre o feminismo por meio de reuniões, debates e exibição de filmes, pois "é fundamental a juventude atual conhecer os princípios e os fundamentos do feminismo; não só as meninas, mas também os homens” – justifica Beatriz. Mas não só da teoria vive o movimento. Ações práticas tomam o papel de abraçar outras mulheres em um exercício de sororidade. Esse foi o caso da campanha Absorvente Já, organizada pelo Girl Up. O projeto recolheu mais 500 absorventes que foram destinados à doação para mulheres de comunidades periféricas em Londrina. A ação procurou dar um breve passo no combate à pobreza menstrual, ou a falta de acesso a recursos sanitários como água e absorventes.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Por todas elas

Leia mais:

Imagem de destaque
Brasil

Mulheres recebem salários 19,4% menores que homens, diz relatório do governo

Imagem de destaque
Saiba mais

STF derruba regra de 1999 e amplia licença-maternidade do INSS a trabalhadora autônoma

Imagem de destaque
Margareth Watanabe

Empreendedora se torna mentora de projetos da economia criativa em Londrina

Imagem de destaque
São 20 vagas

Secretaria da Mulher de Londrina abre inscrições para curso sobre Imposto de Renda


"Quando a constituição foi escrita a gente não foi incluída” – relembra Juuara Juareza produtora cultural e mulher trans ativista na Frente Trans de Londrina. Em janeiro de 2021, a adolescente trans de 13 anos Keron Ravach foi assassinada a pauladas no Ceará. Era o mês da visibilidade trans. A tragédia gerou revolta em um grupo de pessoas trans em Londrina, que decidiram promover um ato pelas vidas trans e, assim, surgiu a Frente Trans de Londrina. O Ato Keron Ravach trouxe uma série de intervenções artísticas e sociais pela cidade durante o mês, mobilizando dezenas de pessoas. Em suas ações, o coletivo prevê expor demandas de mulheres trans, ainda tão negligenciadas.

Leia mais na Folha de Londrina.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade