Muitos optam por comer peixe neste período de Páscoa, e um dos mais queridos e escolhidos na hora da substituição pela carne é o famoso bacalhau. Nesta data, a procura pelo peixe aumenta, pois é uma ótima ocasião para reunir a família e uma oportunidade de apreciar uma bela bacalhoada. De acordo com a nutricionista consultora da Banca do Ramon, Nathália Gazarra, o bacalhau é super democrático e pode ser feito de várias formas.
Por ser um prato que não é feito com frequência pela maioria das pessoas, muitas vezes surgem algumas dúvidas de como escolher um bom peixe para incluir no cardápio. Sendo assim, a nutricionista dá algumas dicas para não errar e escolher o melhor. "Um bom e verdadeiro bacalhau, normalmente, custa um pouco mais, então, quando é oferecido por um preço mais barato que o comum, talvez seja uma peça de um outro tipo de peixe e aí são sabores e texturas bem diferentes. Outro ponto importante a se atentar é o fornecedor, porque os peixes precisam estar climatizados e conservados", ressalta.
O bacalhau tem várias possibilidades de receitas, e possui muitos benefícios para a saúde. Tendo em vista o alto valor nutritivo, é um peixe com baixo nível de colesterol e rico em ferro, magnésio e fósforo, além de vitaminas A, E e D. E para escolher um bom bacalhau, é importante prestar atenção nos seguintes fatores:
Leia mais:
Pimenta diz não ver necessidade por ora de afastamento de Lula da Presidência após cirurgia
Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster
Lula evoluiu bem à cirurgia, está estável e conversa normalmente, dizem médicos
'Presidente encontra-se bem', diz boletim médico após cirurgia de Lula
Aparência - Deve estar seco e sem sinal de umidade ao toque. O cheiro do bacalhau também é bem característico, se estiver diferente, é melhor procurar uma outra peça.
O que vem no pacote - Se for comprar um bacalhau que está embalado, se atente ao que vem junto com o peixe. Nada de rabo ou barbatanas, pois não são úteis no preparo.
Higiene do local - Hoje o bacalhau pode ser encontrado em vários locais, como feiras, empórios e mercados. O espaço precisa estar limpo, com a temperatura adequada e atendentes devidamente uniformizados.
Tipos de bacalhau - Engana-se quem acredita que só existe um tipo de bacalhau disponível no mercado, vendidos de vários tamanhos (inteiro, postas ou em lascas), há opções para todos os gostos e preferências:
Bacalhau Gadus Morhua
De acordo com a nutricionista da Banca do Ramon, esse bacalhau é mais nobre de todos, ele possui uma carne mais branca e macia, e é proveniente do Atlântico Norte. "É um peixe que pode ser preparado de várias formas, as aparas laterais desfiam, então, elas rendem molhos, tortas e saladas. Além disso, seu filé é ótimo para ser assado", detalha.
Bacalhau Saithe
Esse possui uma coloração mais escura e um sabor mais forte que o Gadus Morhua. Também fica macio quando é cozido, assim sua carne pode ser desfiada com mais facilidade. Para quem gosta de bolinhos de bacalhau, ensopados, tortas e pasteis, é uma ótima opção.
Bacalhau Gadus Macrocephalus
É originário do Pacifico Norte, mas é parecido com o Gadus Morhua. É possível diferencia-lo pelo rabo e também pelas barbatanas, pois, ele tem um bordado branco nas pontas. Ele também possui a pele mais clara e não desmancha em lascas perfeitas. O ideal é que seja feito em grandes pedaços.
Bacalhau Zarbo
É o menor de todos os tipos, segundo a nutricionista. Tem corpo alongado e quando é desfiado as lascas ficam mais duras. Também é indicado para pratos como bolinhos de bacalhau, ensopados, tortas e pirão, pois a textura do bacalhau não será tao importante nesses alimentos.
Bacalhau Ling
O sabor desse bacalhau é bem marcante e ele possui uma carne mais branca. Pode ser cortado em postas e pode ser usado em saladas de bacalhau ou fazê-lo em pedaços para ser grelhado ou cozido.
De acordo com a especialista, é importante conhecer o peixe que pretende comprar para que possa fazer os pratos mais adequados com cada tipo e aproveita-lo da melhor maneira possível. "É interessante saber como cada alimentos pode ser aproveitado, para que não haja desperdícios e até mesmo para que sejam saboreados em sua totalidade. Existe vários pratos que podem ser feitos com o bacalhau, mas nem todo tipo é recomendado para ser assado, por exemplo. Além disso, conhecê-los ajuda a não sermos enganados na hora da compra", salienta.
Cuidado no consumo
Mesmo que seja delicioso e possua os mais variados tipos de receitas, ainda é necessário ter cautela no consumo deste tipo de peixe, por mais que não faça parte das refeições diárias corriqueiramente. Por isso, dessalgar o bacalhau é extremamente importante para que seja não apenas mais saboroso, mas também mais saudável, pois o bacalhau costuma ter muito sódio na sua composição. "É um peixe muito rico em fontes nutritivas, mas o preparo merece bastante atenção porque deve ser dessalgado da maneira certa, se não dessalgar da forma correta, acaba deixando o prato muito salgado ou até mesmo sem sal. O correto é deixa-lo em uma média de 36 horas na água com gelo, trocando o liquido, no mínimo, três vezes", finaliza a nutricionista.