Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Confira dicas

Nutricionista explica sobre os diferentes tipos de bacalhau

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
18 abr 2019 às 09:24
- Shutterstock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Muitos optam por comer peixe neste período de Páscoa, e um dos mais queridos e escolhidos na hora da substituição pela carne é o famoso bacalhau. Nesta data, a procura pelo peixe aumenta, pois é uma ótima ocasião para reunir a família e uma oportunidade de apreciar uma bela bacalhoada. De acordo com a nutricionista consultora da Banca do Ramon, Nathália Gazarra, o bacalhau é super democrático e pode ser feito de várias formas.


Por ser um prato que não é feito com frequência pela maioria das pessoas, muitas vezes surgem algumas dúvidas de como escolher um bom peixe para incluir no cardápio. Sendo assim, a nutricionista dá algumas dicas para não errar e escolher o melhor. "Um bom e verdadeiro bacalhau, normalmente, custa um pouco mais, então, quando é oferecido por um preço mais barato que o comum, talvez seja uma peça de um outro tipo de peixe e aí são sabores e texturas bem diferentes. Outro ponto importante a se atentar é o fornecedor, porque os peixes precisam estar climatizados e conservados", ressalta.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O bacalhau tem várias possibilidades de receitas, e possui muitos benefícios para a saúde. Tendo em vista o alto valor nutritivo, é um peixe com baixo nível de colesterol e rico em ferro, magnésio e fósforo, além de vitaminas A, E e D. E para escolher um bom bacalhau, é importante prestar atenção nos seguintes fatores:

Leia mais:

Imagem de destaque
Ex-procurador

Deltan Dallagnol diz que não está inelegível e articula se lançar a prefeito de Curitiba

Imagem de destaque
Até dia 8

Interesse por título de eleitor dispara perto de prazo final; veja as perguntas mais buscadas

Imagem de destaque
Ataques políticos

Fala sobre escravidão constrange presidente de Portugal em festa da Revolução dos Cravos

Imagem de destaque
Eletrônica

Aposta de SP leva R$ 5,58 milhões do concurso 2717 da Mega-Sena


Aparência - Deve estar seco e sem sinal de umidade ao toque. O cheiro do bacalhau também é bem característico, se estiver diferente, é melhor procurar uma outra peça.

Publicidade


O que vem no pacote - Se for comprar um bacalhau que está embalado, se atente ao que vem junto com o peixe. Nada de rabo ou barbatanas, pois não são úteis no preparo.


Higiene do local - Hoje o bacalhau pode ser encontrado em vários locais, como feiras, empórios e mercados. O espaço precisa estar limpo, com a temperatura adequada e atendentes devidamente uniformizados.

Publicidade


Tipos de bacalhau - Engana-se quem acredita que só existe um tipo de bacalhau disponível no mercado, vendidos de vários tamanhos (inteiro, postas ou em lascas), há opções para todos os gostos e preferências:


Bacalhau Gadus Morhua

Publicidade


De acordo com a nutricionista da Banca do Ramon, esse bacalhau é mais nobre de todos, ele possui uma carne mais branca e macia, e é proveniente do Atlântico Norte. "É um peixe que pode ser preparado de várias formas, as aparas laterais desfiam, então, elas rendem molhos, tortas e saladas. Além disso, seu filé é ótimo para ser assado", detalha.


Bacalhau Saithe

Publicidade


Esse possui uma coloração mais escura e um sabor mais forte que o Gadus Morhua. Também fica macio quando é cozido, assim sua carne pode ser desfiada com mais facilidade. Para quem gosta de bolinhos de bacalhau, ensopados, tortas e pasteis, é uma ótima opção.


Bacalhau Gadus Macrocephalus

Publicidade


É originário do Pacifico Norte, mas é parecido com o Gadus Morhua. É possível diferencia-lo pelo rabo e também pelas barbatanas, pois, ele tem um bordado branco nas pontas. Ele também possui a pele mais clara e não desmancha em lascas perfeitas. O ideal é que seja feito em grandes pedaços.


Bacalhau Zarbo

Publicidade


É o menor de todos os tipos, segundo a nutricionista. Tem corpo alongado e quando é desfiado as lascas ficam mais duras. Também é indicado para pratos como bolinhos de bacalhau, ensopados, tortas e pirão, pois a textura do bacalhau não será tao importante nesses alimentos.


Bacalhau Ling


O sabor desse bacalhau é bem marcante e ele possui uma carne mais branca. Pode ser cortado em postas e pode ser usado em saladas de bacalhau ou fazê-lo em pedaços para ser grelhado ou cozido.


De acordo com a especialista, é importante conhecer o peixe que pretende comprar para que possa fazer os pratos mais adequados com cada tipo e aproveita-lo da melhor maneira possível. "É interessante saber como cada alimentos pode ser aproveitado, para que não haja desperdícios e até mesmo para que sejam saboreados em sua totalidade. Existe vários pratos que podem ser feitos com o bacalhau, mas nem todo tipo é recomendado para ser assado, por exemplo. Além disso, conhecê-los ajuda a não sermos enganados na hora da compra", salienta.


Cuidado no consumo

Mesmo que seja delicioso e possua os mais variados tipos de receitas, ainda é necessário ter cautela no consumo deste tipo de peixe, por mais que não faça parte das refeições diárias corriqueiramente. Por isso, dessalgar o bacalhau é extremamente importante para que seja não apenas mais saboroso, mas também mais saudável, pois o bacalhau costuma ter muito sódio na sua composição. "É um peixe muito rico em fontes nutritivas, mas o preparo merece bastante atenção porque deve ser dessalgado da maneira certa, se não dessalgar da forma correta, acaba deixando o prato muito salgado ou até mesmo sem sal. O correto é deixa-lo em uma média de 36 horas na água com gelo, trocando o liquido, no mínimo, três vezes", finaliza a nutricionista.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade