Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Em Londrina

Prevenção de quedas é tema de palestras para idosos

N.Com
08 mai 2019 às 14:26
- N.Com
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Mulheres e homens acima de 60 anos estão convidados a participar de uma palestra gratuita sobre prevenção de quedas nesta quinta-feira (9), às 14h30, no CCI (Centro de Convivência da Pessoa Idosa) Oeste. A fisioterapeuta Mirela Casonato Roveratti, profissional cedida pela UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), irá ministrar a atividade, abordando questões importantes como as causas e consequências relacionadas a estes acidentes, que são comuns entre pessoas de idade mais avançada. A palestra irá ocorrer também no CCI Norte, na sexta-feira (10), a partir das 9h30.


As vagas são limitadas e a disponibilidade de inscrições deve ser verificada com cada centro. O telefone do CCI Oeste é 3375-0334 e está localizado na Rua Serra Pedra Selada, 111, Jardim Bandeirantes. Já o telefone do CCI Norte é 3373-0090 e fica na Rua Luiz Brugin, 570, esquina com Saul Elkind, no Conjunto Maria Cecília.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com Mirela, a atenção ao caminhar nas ruas, onde grande parte das quedas em idosos ocorre, será um dos pontos tratados na palestra. "É preciso tomar cuidado, redobrar a atenção, e verificar se há obstáculos e buracos nas calçadas, principalmente para quem já apresenta dificuldades para se locomover sozinho. Os acidentes domésticos também são muito comuns, então eu demonstro como as pessoas devem procurar agir quando caírem em casa, instruindo a maneira correta de tentar se levantar e como pedir socorro, caso estejam sozinhas neste momento", informou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Sentiu

Gracyanne Barbosa diz que devia ter feito terapia de casal com Belo

Imagem de destaque
Saiba mais

Entenda o que é Tranca Rua, citado em projeção de Ludmilla

Imagem de destaque
Compartilhar Meu Date

Tinder lança recurso que facilita divulgação de informações sobre encontros

Imagem de destaque
Jogou R$ 10 mil

Influenciadora faz 'chuva' de dinheiro e gera tumulto em Balneário Camboriú


A fisioterapeuta falará também sobre causas e consequências de quedas sofridas por idosos. Problemas patológicos e neurológicos como tonturas, dificuldades de equilíbrio, e doenças crônicas como AVC e Parkinson podem ocasionar os acidentes. Os riscos incluem fraturas graves e complicações como lesões ortopédicas e corporais, que podem levar à redução da mobilidade. A osteoporose, doença silenciosa, que dificilmente aponta sintomas e fragiliza os ossos, também é um fator que contribui para quedas.


"Fraturas de fêmur, quadril, costela e punhos são consequências comuns das quedas. Por isso, é importante que os idosos conversem com seus familiares sobre o assunto e procurem adotar os cuidados indicados em suas atividades diárias para que não corram esses riscos", frisou Mirela.

A palestra é uma oportunidade que os idosos estão recebendo para poder ter suas dúvidas esclarecidas e obter mais informações sobre a prevenção de quedas e fraturas. A atividade já havia sido realizada, em abril deste ano, no CCI Leste, e contou com ampla participação. A iniciativa faz parte do Grupo de Convivência Qualidade de Vida e Cidadania, que promove encontros semanais nos três CCIs de Londrina.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade