Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Já pensou?

Saiba o que acontece ao colocar cachaça no umidificador de ar

Bárbara Santos* estagiária
03 dez 2021 às 14:34
- iStock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A internet é um campo aberto de ideias, e algumas nos deixam com a pulga atrás da orelha. Com o verão chegando, a umidade do ar marcando baixos índices e os brasileiros tirando seus umidificadores dos armários, surgiu a seguinte dúvida nas redes sociais: o que acontece se colocarmos cachaça no umidificador de ar? 


A FOLHA buscou um especialista para explicar se essa ideia é possível, suas consequências e potenciais perigos. Consultamos o Doutor em Física pela UEL (Universidade Estadual de Londrina), Luis Gustavo Tomaz Silva, que explicou primeiramente os principais processos que ocorrem em um umidificador com água.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O físico afirma que na maioria dos umidificadores a peça responsável por converter água em ‘’vapor’’ chama-se piezoelétrico, uma membrana que vibra em 100kHz (100.00 hertz), ou seja, vibra cem mil vezes. 

Leia mais:

Imagem de destaque
Curiosidade

Desenho do coração pode ter se originado de moldes rudimentares, sugere estudo

Imagem de destaque
Ex-procurador

Deltan Dallagnol diz que não está inelegível e articula se lançar a prefeito de Curitiba

Imagem de destaque
Até dia 8

Interesse por título de eleitor dispara perto de prazo final; veja as perguntas mais buscadas

Imagem de destaque
Ataques políticos

Fala sobre escravidão constrange presidente de Portugal em festa da Revolução dos Cravos


A vibração é responsável por separar as porções de água do recipiente em pequenas gotículas, ‘’algo semelhante ao que encontramos quando passamos por regiões com neblina’’, exemplifica Luis.

Publicidade


Se a cachaça for substituída pela água o processo da vibração será semelhante, resultando em uma neblina com menor intensidade. 


Embora a cachaça possua aproximadamente a mesma quantidade de álcool e água, a massa molar (unidade de medida de pequenas partículas) da água (18g/mol) é menor do que a do etanol (46g/mol). Ou seja, como ela é mais pesada que a água pura, para gerar a neblina alcóolica é necessário que o piezoelétrico vibre em maior frequência.


Continue lendo na Folha de Londrina.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade