Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Tecnologia

Saiba o que fazer se seu celular ou notebook tomar um banho inesperado

Rodrigo Lara - UOL/Folhapress
11 fev 2020 às 09:53
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Aparelhos como celulares, tablets e notebooks parecem atrair mergulhos involuntários ou banhos de temporais. Se você ainda não sofreu com isso, certamente conhece alguém cujo aparelho foi parar no vaso sanitário, na poça ou que sofreu um banho de café ou de chuva. Nessa hora, não adianta se desesperar. A primeira dica é tirar o eletrônico da água o mais rápido possível e desligá-lo. Isso ajuda a evitar danos sérios aos seus componentes.

Se o celular ficou submerso por um longo período, não hesite e procure diretamente uma assistência técnica. Em situações menos críticas, comece desmontando todas as partes de fácil acesso para que o ar circule melhor e ajude a secar mais rápido. No caso dos notebook, comece pela bateria. Em celulares, pela capinha. Só não tente secar as partes internas, ok?!

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Depois, deixe o aparelho em uma área aberta, mas sem a incidência direta do sol (especialmente sobre a tela). Um secador de cabelos pode ajudar a evaporar o líquido, desde que esteja em temperatura média - ou seja, o ar não pode queimar sua mão. Calor em excesso danifica o aparelho ainda mais.

Leia mais:

Imagem de destaque
Ex-procurador

Deltan Dallagnol diz que não está inelegível e articula se lançar a prefeito de Curitiba

Imagem de destaque
Até dia 8

Interesse por título de eleitor dispara perto de prazo final; veja as perguntas mais buscadas

Imagem de destaque
Ataques políticos

Fala sobre escravidão constrange presidente de Portugal em festa da Revolução dos Cravos

Imagem de destaque
Eletrônica

Aposta de SP leva R$ 5,58 milhões do concurso 2717 da Mega-Sena


Segure a ansiedade. Secar leva tempo, então espere um ou dois dias antes de tentar ligar o aparelho novamente. Ligar quando ainda há líquidos no interior pode resultar num curto-circuito.

Publicidade


Café ou água?


É preciso ainda analisar o tipo de líquido. Quando o desastre envolve água, a probabilidade de recuperação é bem maior. Café, água do mar ou da poça, sucos e outros líquidos tendem a deixar resíduos no interior dos aparelhos uma vez que secam.

Publicidade


Como a água conduz eletricidade, ela pode causar danos irreversíveis na placa-mãe, que conecta todos os componentes do eletrônico. Mas, como a água limpa não possui partículas, é mais fácil de secá-la sem danificar sistemas elétricos.


Secou?

Hora de ligar. Se funcionar, pode respirar aliviado. Se não, procure uma assistência técnica para que eles tentem um banho químico, com álcool isopropílico. Os profissionais também podem fazer uma limpeza mais cuidadosa para evitar ferrugem.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade