Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Educação ligada ao campo

Comunidade luta contra fechamento de escola rural na Usina Três Bocas, em Londrina

Pedro Marconi - Grupo Folha
22 nov 2021 às 16:10
- Pedro Marconi/Grupo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um grupo formado por pais e moradores da zona sul de Londrina se juntaram para mostrar descontentamento com a decisão do município de fechar a escola municipal rural Machado de Assis, na Usina Três Bocas. Nesta segunda-feira (22), os envolvidos promoveram uma manifestação em frente à unidade, que fica às margens da Rodovia João Alves da Rocha Loures, para pedir que a prefeitura volte atrás na posição. 


A escola completou 73 anos de história e atende 133 crianças do P4, P5 e ensino fundamental. São meninos e meninas de diversas localidades, como Fazenda Nata, Recanto da Nata, Cambezinho, Água de Pirá, União da Vitória, além da própria Três Bocas. “Nós queremos que as crianças continuem recebendo o ensino rural, uma educação ligada ao campo. Temos muitos filhos de produtores rurais”, criticou a vendedora Maria Marli de Oliveira, que tem um filho de nove anos matriculado na escola. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


As famílias relataram que foram chamadas via redes sociais para comparecer à escola, ficando sabendo sobre o fechamento e a necessidade de matricular os filhos em outro lugar há aproximadamente dois meses. Entre as opções oferecidas estão a escola do distrito de Maravilha, que fica a cerca de 15 quilômetros de distância do atual espaço, e a unidade Buriti, que está sendo construída como contrapartida por uma loteadora perto da unidade dois da PEL (Penitenciária Estadual de Londrina), e fica a dois quilômetros do prédio que as crianças frequentam hoje. 

Leia mais:

Imagem de destaque
Decisão polêmica

Professor foi deixado de lado no processo educacional, diz especialista sobre uso do ChatGPT em SP

Imagem de destaque
Provas no dia 28 de abril

Concursos públicos da Prefeitura de Londrina recebem mais de 35 mil inscrições em três editais

Imagem de destaque
Formado na UEL

Em entrevista, jornalista Ariel Palacios fala da face bizarra da América Latina

Imagem de destaque
50 vagas disponíveis

Cursinho do Vista Bela está com inscrições abertas para alunos e busca professores


“É muito complicado. Minha filha já sai de casa por volta das 6h45 para chegar na escola 7h50. É praticamente uma hora de ônibus. Mudando de lugar vai ficar mais longe e difícil para as famílias. Tem mãe com filho pequeno e só com um carro em casa e que o marido precisa para trabalhar ou nem isso. Como vamos fazer para ir buscar, por exemplo, se acontecer alguma coisa, passar mal?”, questionou a diarista Rosana Rodrigues Bastos. 

Publicidade


Outra desaprovação é em relação a forma como o assunto teria sido conduzido pelo município, sem debate. “Tiveram muitas informações ocultas. Chamaram para tratar sobre matrícula, muitos pais não vieram e na verdade a reunião foi para falar da saída da escola. Tínhamos um grupo WhatsApp da escola aberto e foi fechado pela direção depois que passamos a nos organizar”, contou Bastos. “Minha filha estuda aqui há três e o ensino é muito bom, ela gosta, se desenvolve bem”, acrescentou. 


Conheça o posicionamento da Prefeitura de Londrina sobre o caso na FOLHA

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade