Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Projeto piloto

Letramento Digital será ampliado e pode chegar a todas as escolas municipais de Londrina

Redação Bonde com assessoria
09 nov 2023 às 18:50
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O projeto Letramento Digital, implantado neste ano como projeto-piloto em Londrina, deve atender 4 mil alunos da rede municipal a partir do próximo ano letivo. A solenidade para anunciar a ampliação do programa será nesta sexta-feira (10), às 15h30, na Escola Municipal Anita Garibaldi (Zona Leste). 

O Letramento Digital é um programa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e, entre outros temas, oferece aos alunos aulas com foco em pensamento computacional, programação de computadores e robótica.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em 2024, o objetivo é atender cerca de 4 mil alunos dos 4º e 5º anos de todas as escolas municipais. O programa é resultado de articulação da deputada federal Luísa Canziani (PSD-PR) junto ao MCTI. Durante esse ano apenas quatro escolas participaram do projeto e cerca de 680 crianças foram capacitadas. 

Leia mais:

Imagem de destaque
JARDIM BANDEIRANTES

Londrina: EJA tem matrículas abertas no CCI Oeste para idosos acima de 60 anos

Imagem de destaque
46 vagas no estado

Concurso Caixa: região norte do PR é contemplada com dez vagas imediatas

Imagem de destaque
600 mil isentos

Concurso Nacional Unificado tem 2,1 milhões de inscritos

Imagem de destaque
Prova em maio

Vestibular 2024.2 da UTFPR oferta 4.219 vagas em 106 cursos; inscrições começam em 26 de fevereiro


As atividades são realizadas gratuitamente no contraturno escolar e ocorrem duas vezes por semana com aulas de programação, robótica, prototipagem, resolução de problemas, trabalho em equipe, projeto, criatividade e inovação. “A avaliação é muito positiva,  considerando o feedback das escolas e responsáveis pelos alunos. Acreditamos que por meio do projeto Letramento Digital, há um maior engajamento dos alunos, melhora na capacidade de resolver problemas, desenvolvimento do raciocínio lógico, além de estimular a criatividade e o trabalho em equipe, competências importantes para o século 21, afirma Mirella Cito Botti, apoio pedagógico de TDIC (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação) em Educação da Secretaria Municipal de Educação.

Publicidade


Vocação tecnológica


Londrina é pioneira no Brasil para o Projeto Letramento Digital. Isto foi possível por conta da vocação tecnológica da cidade, que possui um ecossistema maduro e bem organizado, alinhado com políticas públicas. Para poder implantar o projeto, a rede municipal de ensino se organizou tanto para que os seus docentes fossem capacitados e depois levassem o conhecimento aos alunos quanto para receber multiplicadores externos, responsáveis por atuar voluntariamente nessa ação. A partir do próximo ano serão abertas as inscrições para o processo seletivo para formação de multiplicadores.


“O programa Letramento Digital junto ao projeto Wash contribuíram muito para a aprendizagem dos alunos. Percebemos uma autonomia na criança quanto a solução de problemas, raciocínio lógico e principalmente um interesse para as áreas da física e eletricidade. Penso que esses tipos de programas só somam nas necessidades pedagógicas em consonância com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) . A programação na educação básica permite o aluno a ter acesso às TDICS e o estimula a pensar desplugado e utilizar os princípios da robótica e aplicar nas necessidades cotidianas”, afirma Thatiane Verni Lopes de Araújo, gestora da Escola Municipal Roberto Pereira Panico.


A Positivo Tecnologia, Softex e Facti estão articuladas em parceria para a realização dessa iniciativa. Mediante o uso de recursos do PPI da Lei de Informática coordenado pela Softex - entidade que está gerenciando dezenas de ações de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação e Capacitação no âmbito do Programa MCTI Futuro -, a Facti coordena e executa o Projeto Letramento Digital com o apoio da Positivo Tecnologia, por meio do Educacional - Ecossistema de Tecnologia e Inovação.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade