Neste sábado (14), das 8h às 12h, a SME (Secretaria Municipal de Educação) e o Hoftalon (Hospital de Olhos de Londrina) vão realizar um mutirão de consultas oftalmológicas para os estudantes da rede municipal de ensino. A ação será no CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) Antonieta Trindade, que fica na Rua Salim Sahão, 60, no Alto da Boa Vista, zona norte.
Durante a manhã, cerca de cem alunos da Educação Infantil vão passar por uma consulta médica e farão exames oftalmológicos. Equipamentos médicos portáteis, que serão levados até o local, permitirão a montagem de um consultório. Com isso, as crianças que não têm poder aquisitivo receberão gratuitamente a prescrição médica com o grau correto e a armação dos óculos.
Os alunos de zero a 5 anos que participarão desse mutirão foram indicados pelos professores dos Centros Municipais de Educação Infantil localizados na região norte. Isso porque, de acordo com a gerente de Educação Especial da Secretaria de Educação, Cristiane Sola, os educadores são capacitados pelos médicos do Hoftalon para realizarem a avaliação de acuidade visual nas crianças. Quando eles constatam alguma dificuldade visual nos pequenos, já encaminham para o atendimento médico especializado que acontece nos mutirões, como o de sábado.
Leia mais:
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
CNU divulga notas preliminares das provas discursivas e redações; saiba consultar
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Parceiro da Escola: em dois dias, 23,5 mil pessoas participaram da consulta pública
Segundo a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, é importante que as crianças da rede municipal de ensino tenha a oportunidade de se consultarem com médicos especialistas durante esses mutirões, porque assim é possível identificar precocemente as patologias oculares que podem interferir na qualidade de vida e nas aprendizagens das crianças.
“Sabemos que a dificuldade visual afeta diretamente o desempenho das crianças na escola e, por meio da parceria da Prefeitura com o Hoftalon, os professores conseguem perceber se há algum grau de dificuldade na leitura, dependendo da distância e do tamanho das letras. Assim, as crianças passam pela triagem. Aquelas que têm dificuldades visuais e não sabem, recebem os óculos, o que dá mais qualidade de vida para elas e vai ajuda no processo de aprendizado”, acredita Moraes.
Primeiros olhares
Os exames clínicos e a entrega dos óculos de grau fazem parte do Projeto Primeiros Olhares, que é uma parceria entre o Hoftalon e a Prefeitura de Londrina. Ele existe desde 2006. Seu objetivo é cuidar da saúde dos olhos das crianças da rede municipal, na fase de aprendizado, que compreende a faixa etária do zero aos 5 anos.
O projeto atua na prevenção, orientação e encaminhamento referentes à saúde dos olhos das crianças. Por isso, quando os alunos precisam de acompanhamento médico mais específico, eles são encaminhadas via UBS (Unidade Básica de Saúde) para o Hoftalon. As receitas médicas daqueles que precisam óculos são encaminhadas para o Sindióptica-PR (Sindicato do Comércio Varejista de Material Óptico, Fotográfico e Cinematográfico do Estado do Paraná), que atua junto as óticas privadas, que doam as armações e as lentes para as crianças.
Segundo dados do Hoftalon, mais de 1.200 crianças já receberam o atendimento preventivo por meio do projeto, que atendeu mais de 40 instituições de ensino entre CMEIs e Centros de Educação Infantil filantrópicos. Por mutirão, participam cerca de 10 médicos voluntários (entre residentes e especialistas).
Nestes 16 anos, apenas durante a pandemia o projeto foi suspenso devido à necessidade do isolamento social e as aulas remotas.