Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Cultura

11º ECOH leva às escolas de Londrina a arte de contar histórias

Walkiria Vieira - Grupo Folha
16 ago 2022 às 09:50
- Walkiria Vieira/Grupo FOLHA
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Contar histórias é uma arte. Bastante prestigiada nas escolas por alunos e educadores,  a contação  de histórias integra a grade curricular´. Ouvir, observar e acrescentar ao repertório uma história que pode ser passada adiante é uma das propostas da prática - especial para todas todas as fases de formação. Em Londrina, alunos da rede municipal de educação tiveram a oportunidade de receber em suas escolas apresentações presenciais  do 11º ECOH  - Encontro de Contadores de Histórias de Londrina.  


Difundida por gerações, a prática é reconhecida pela transmissão de conhecimento oral. Ela é uma tradição muito antiga e importante para a preservação da cultura, de crenças e costumes. Após dois anos sem apresentações presenciais por causa da pandemia, os narradores voltam a se encontrar com o público, olho no olho, em escolas, teatros e praças. “O convite neste ano é para celebrar o reencontro depois de tanto tempo de isolamento e resgatar valores ancestrais que nos motivam a cooperar e transformar a realidade”, destaca Claudia Silva, coordenadora geral e curadora do ECOH.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


O grupo Canastra Real de Salvador (BA) foi o escolhido para a abertura com o espetáculo Folia Crianceira, o baile do cancioneiro brincante pra pipocar. Além do grupo baiano, o ECOH trouxe  Kiara Terra (Braga, Portugal), Paulo Federal (São Paulo, SP), Giuliano Tierno (São Paulo, SP), Grupo Manuí (Sorocaba, SP), Camila Genaro (Santos, SP), Natali Felix (Osasco, SP), Rafael de Barros (SP) Cia. Solo (Rio de Janeiro, RJ); Daniella D`Andrea (Niterói, RJ); e Cia Som de Vento (Joinville, SC). De Londrina participam Cia. Andanças das Histórias, Cia Zoom, CLAC, Dani Fioruci, Edna Aguiar, Fio da Meada e Gilza Santos.

Leia mais:

Imagem de destaque

Genoma sugere que três povos deram origem aos habitantes do Japão

Imagem de destaque
Provas no dia 28 de abril

Concursos públicos da Prefeitura de Londrina recebem mais de 35 mil inscrições em três editais

Imagem de destaque
Veja como ajudar

Família de 'jovem gênio' de Londrina faz campanha para participação em olimpíada de matemática em Nova Iorque

Imagem de destaque
Participação gratuita

Evento da UEL reúne grandes nomes femininos do jornalismo nesta quarta


Leia mais na Folha de Londrina.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade