Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
'Ver a Cidade'

Alunos de Engenharia da Unioeste iniciam fiscalização remota de obras paralisadas

Grupo Folha de Londrina
13 mai 2024 às 20:03
- Divulgação/Unioeste
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Alunos do curso de Engenharia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) já estão atuando virtualmente no programa Ver a Cidade. O trabalho em campo deve ser iniciado nas próximas semanas. A iniciativa inclui os universitários no processo de fiscalização de obras públicas realizado pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), com a participação do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-PR).


Por outro lado, na semana passada foram capacitados, para iniciar a fiscalização, alunos das universidades estaduais de Maringá (UEM) e de Londrina (UEL). A capacitação precede o início do trabalho de campo, depois da participação em curso sobre Controle Social, ministrado pela Escola de Gestão Pública do Tribunal. A previsão é que, a partir do mês que vem, as equipes universitárias comecem a visitar as obras, bem como avaliar as informações que são prestadas pelos gestores sobre elas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo os coordenadores do projeto em Cascavel, toda a parte burocrática já foi finalizada, e os universitários bolsistas já iniciaram as atividades de fiscalização remota, concluindo quase 50% das obras destinadas à área de atuação da Unioeste, que tem sede em Cascavel.

Leia mais:

Imagem de destaque
Em 30 de junho

Concurso do CNJ tem horários de provas divulgados; local do exame sai na sexta (21)

Imagem de destaque
infraestrutura ecológica

Enchente não é inimiga, precisamos de solução baseada na natureza, diz defensor de cidade-esponja

Imagem de destaque
Votação simbólica

Comissão do Senado aprova texto da nova reforma do ensino médio

Imagem de destaque
E agora?

Não pagou a taxa de inscrição do Enem? Veja como fazer


A iniciativa é um dos eixos da atual gestão do TCE-PR. "Esta é uma oportunidade para alunos saírem da faculdade entendo como é o funcionamento de todo o processo de uma obra pública, além de representar um despertar da cidadania, um dos eixos de atuação do Tribunal de Contas", afirma a auditora de controle externo Maria José Herkenhoff Carvalho, engenheira que é supervisora do Ver a Cidade.


O projeto é uma parceria entre o TCE-PR, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti-PR), via universidades estaduais, e o Crea-PR. A iniciativa busca estimular os alunos de Engenharia de universidades públicas estaduais a auxiliarem o TCE-PR na fiscalização de obras paralisadas nos municípios paranaenses, ampliando a participação da população no controle social. (Com assessoria do TCE-PR)

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade