Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Feito por londrinenses

Aplicativo ajuda mulheres em relacionamentos abusivos

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
21 nov 2019 às 09:43
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Dados do Ministério da Saúde mostram que a cada quatro minutos uma mulher sobrevive à agressão de pelo menos um homem. Diante desse cenário, alunos do nono ano do Ensino Fundamental do Colégio Positivo - Santa Maria, de Londrina (PR) desenvolveram um aplicativo que ajuda na proteção das vítimas. O objetivo principal do projeto foi desenvolver um método de socorro mais rápido e eficaz para as mulheres.

O aplicativo "Elas por Elas" tem como diferencial o uso de uma interface camuflada como app de receitas. Segundo Nátaly Primo Dias, de 15 anos, aluna da instituição e uma das desenvolvedoras, esse é um recurso essencial para a segurança da mulher. "Buscamos entender outros programas parecidos e vimos que, considerando o fator ciúmes, é importante que o parceiro não identifique essa ferramenta no celular da vítima”, explica.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para chegar ao produto final, os alunos contaram com o auxílio e encaminhamento de toda a equipe da escola. "Uma entrevista essencial para o nosso desenvolvimento foi com o diretor de Segurança do Grupo Positivo, Fernando Brafmann, especialista que nos apontou a forma de garantir ainda mais a proteção da vítima, como a opção de avisar familiares e amigos próximos antes de contatar as autoridades”, conta Guilherme Oliveira Isprocati, de 14 anos, outro aluno que participou do projeto. Além dele e de Nátaly, o projeto contou com a participação da estudante Eloisa Silva Costa, de 14 anos.

Leia mais:

Imagem de destaque

Genoma sugere que três povos deram origem aos habitantes do Japão

Imagem de destaque
Provas no dia 28 de abril

Concursos públicos da Prefeitura de Londrina recebem mais de 35 mil inscrições em três editais

Imagem de destaque
Veja como ajudar

Família de 'jovem gênio' de Londrina faz campanha para participação em olimpíada de matemática em Nova Iorque

Imagem de destaque
Participação gratuita

Evento da UEL reúne grandes nomes femininos do jornalismo nesta quarta


A orientadora da equipe, Alessandra Mathias, reforça a importância de ações como essa dentro do ambiente escolar. "Quando vemos alunos engajados em causas sociais e que buscam um resultado final cada vez mais evoluído, temos certeza que o ensino cumpriu sua função: fazer indivíduos melhores para construirmos um mundo melhor”, diz a professora, que contou com o auxílio do professor Fernando C. de Oliveira.

O protótipo do projeto foi apresentado durante a Mostra de Soluções do Colégio Positivo Santa Maria, em outubro, e deve estar disponível em breve nas lojas online.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade