Ao se formar no ensino médio, é chegada a hora de escolher que curso e em qual instituição ingressar. A graduação em Direito é o sonho de muitos brasileiros. Em 2017, Direito foi a graduação com maior número de alunos matriculados em todo país, de acordo com dados do Censo da Educação Superior do Ministério da Educação. A demanda faz crescer o número de instituições que ofertam o curso em sua grade curricular, o que deve despertar a atenção dos candidatos. É necessário avaliar a qualidade de ensino que a faculdade escolhida disponibiliza.
O Ranking Universitário Folha (RUF) é uma ferramenta que avalia anualmente as melhores instituições e cursos do país levando em consideração cinco critérios de avaliação: pesquisa, mercado, ensino, inovação e a internacionalização que a faculdade oferece.
Veja agora a lista das melhores faculdades de Direito do Brasil:
Leia mais:
Escola Municipal do Eli Vive em Londrina ganha sede em terreno de 6.300m²
Escola municipal de Londrina faz mostra de pesquisas científicas de alunos neste sábado
Escola municipal de Cambé terá videomonitoramento e reconhecimento facial
Universidade de Maringá lidera ranking de produção científica feminina no Brasil
1º lugar: Universidade de São Paulo (USP) 2º lugar: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) 3º lugar: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
4º lugar: Escola de Direito de São Paulo (FGV DIREITO SP)
5º lugar: Universidade Federal do Paraná (UFPR)
6º lugar: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)
7º lugar: Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
8º lugar: Universidade de Brasília (UNB)
9º lugar: Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
10º lugar: Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
A maioria das instituições da lista acima são públicas federais ou estaduais. Para ingressar em uma delas é necessário prestar um vestibular ou optar em utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Atualmente, a nota do Enem é utilizada como principal critério para ingressar uma faculdade. Os programas de Governo podem ajudar também. O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) possibilita ao estudante a chance de conseguir uma vaga em instituições públicas, sendo necessário ter obtido uma boa pontuação no Enem e se enquadrar nos requisitos relacionados a escolaridade e renda que o programa exige.
Nas faculdades particulares, por sua vez, é possível ingressar por meio do vestibular tradicional ou agendado, com a nota do Enem, com auxílio dos programas de Governo ou com o Educa Mais Brasil. O Fies é um financiamento em que o estudante quita o valor da mensalidade após a formação. Com o Prouni, o graduando pode conquistar uma bolsa integral ou parcial na instituição. Com o Educa Mais Brasil, o estudante consegue uma bolsa de estudos de até 70% nas melhores faculdades do país. Por não ser uma iniciativa governamental, o candidato não necessita comprovar renda para obter o benefício. Basta acessar o site do Educa Mais Brasil e fazer a inscrição. É gratuito!