Fazer um intercâmbio nem sempre é uma opção acessível a todos, seja por falta de dinheiro ou por falta de tempo. Mas a experiência cultural que um intercâmbio proporciona pode mudar os rumos da carreira acadêmica e profissional e deixar marcas para toda a vida, ainda que o tempo de permanência no país seja curto.
Pensando nessas possibilidades, selecionamos algumas oportunidades para estudar fora em 2018 e 2019 e que incluem o auxílio financeiro das bolsas, sendo uma boa opção até mesmo para quem não pode investir tanto dinheiro agora:
Austrália
Leia mais:
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Governo poderá decidir futuro de colégios que não registrarem quórum mínimo em votação
Após reforma e ampliação, Londrina entrega Escola Municipal na Zona Norte
Estudante de Rolândia vai jantar com Lula e representar o Paraná em evento nos EUA
Universidade Monash
Bolsas para fazer graduação ou mestrado com dedicação integral na Universidade Monash. As bolsas para estudar na Austrália incluem o valor integral das taxas universitárias e, para os alunos da graduação, outro benefício é a possibilidade de se candidatar ao programa de liderança Monash Minds.
Para se candidatar, é preciso enviar o formulário de inscrição específico da bolsa de forma separada da candidatura ao curso de graduação ou mestrado. Portanto, antes de mais nada, é necessário aplicar para o curso na universidade. O prazo de candidatura para o primeiro semestre letivo de 2018 vai até 15 de janeiro, mas o programa disponibiliza várias fases de inscrição ao longo do ano.
Conheça o programa, veja a lista de cursos oferecidos e entenda como funciona a candidatura (link)
E-mail: [email protected]
Bélgica
Universidade Católica de Leuven
Bolsas para estudantes interessados em programas de mestrado na Bélgica. O apoio financeiro é concedido a alunos em áreas de Ciências, como Física e Biologia.
Entre os programas participantes da bolsa estão: formações em áreas como Astrofísica, Química, Geografia, Geologia e Estatística. Para saber a lista completa, basta acessar o site oficial da universidade.
A bolsa oferece até 10 mil euros por ano, cobrindo valores de anuidade, seguro saúde e um valor variável para manutenção no país.
As inscrições seguem abertas até 15 de fevereiro. Para mais informações acesse o site.
França
Université de Franche-Comté
A Université de Franche-Comté, em Besançon, ofereçe a Bolsa Victor Hugo destinada a estudantes da América Latina e do Haiti que desejam estudar em uma das mais antigas universidades francesas.
A duração da bolsa é de um ano, entre julho de 2018 e junho de 2019 (na França o ano letivo começa em setembro), e é destinada a determinados programas de mestrado ou doutorado. Veja a lista com as formações.
Os benefícios incluem as taxas de inscrição da universidade, um quarto individual na residência universitária, duas refeições por dia no restaurante universitário, a assinatura do serviço de internet durante 12 meses e também um curso intensivo de francês durante dois meses.
Os estudantes interessados devem enviar seus dossiês até o dia 31 de janeiro de 2018. Mais informações sobre a bolsa e o formulário de candidatura, no site da Université de Franche-Comté.
Hungria
Universidade Central da Europa
Localizada em Budapeste, capital da Hungria, a Universidade Central da Europa oferece bolsas para estudantes internacionais em seus programas de mestrado e PhD.
Entre os programas elegíveis para a bolsa, estão formações em Ciência Cognitiva, Economia e Negócios, Estudos de Gênero, História e Filosofia.
As bolsas podem ser integrais ou parciais e incluem acomodação e seguro-saúde. Interessados devem se candidatar até 1 de fevereiro.
Para saber mais detalhes, acesse o site da bolsa.
Japão
Universidade das Nações Unidas (UNU)
O programa de mestrado em sustentabilidade na UNU, que tem sede em Tóquio, combina abordagem prática e pesquisa, com duração de dois anos.
Ao longo do curso, os alunos têm oportunidade de frequentar palestras, aulas, workshops e, além das matérias na Universidade das Nações Unidas, há opções de eletivas em outras instituições de ensino no Japão, como a Universidade de Tóquio.
Não há um processo seletivo separado para as bolsas. Ao se inscrever para o mestrado em sustentabilidade na UNU, o candidato já tem seu perfil analisado para as bolsas de estudo disponíveis. Entre as quatro opções oferecidas pela Universidade das Nações Unidas, duas valem para os estudantes brasileiros: as bolsas da Japan Foundation for UNU e as do Reitor da Universidade das Nações Unidas.
As inscrições vão até 28 de fevereiro. Para saber detalhes sobre o processo de candidatura e sobre o programa de mestrado em sustentabilidade, basta acessar o site oficial da UNU.
Japanese Association of University Women (Jauw)
Bolsas de intercâmbio acadêmico no Japão voltado para mulheres que já tenham mestrado em qualquer área do conhecimento, o que deve ocorrer entre setembro de 2018 e março de 2019, por um período de 4 a 6 meses.
O processo de candidatura exige uma série de documentos que devem ser encaminhados por correio para a sede da associação japonesa. Como o intercâmbio tem um período limitado, é necessário também estipular datas previstas para permanência no país e descrever como será a pesquisa desenvolvida.
A iniciativa aceita candidaturas até 31 de março. Para saber mais, basta acessar o site da Jauw.
Bolsas Rotary
O Rotary concede 100 bolsas de estudo a candidatos de todo o mundo para estudar em um dos Centros da Paz. Formação que abre portas para trabalhar em cargos governamentais, ONGs, forças armadas, policiais e organizações internacionais como as Nações Unidas e o Banco Mundial.
A bolsa abrange o total de mensalidades, taxas acadêmicas, alojamento, refeições, passagem de ida e volta, todas as despesas incorridas durante o estágio e práticas correspondentes.
Requisitos: proficiência em Inglês e habilidades de liderança.
Mestrado: bolsas de estudo em áreas relacionadas à paz, resolução e prevenção de conflitos. O curso dura de 15 a 24 meses e requer um estágio de dois ou três meses no período de recesso.
Diploma: para aqueles que têm experiência em questões de paz e desejam aprofundar suas habilidades profissionais, um curso de três meses sobre paz, prevenção e resolução de conflitos é oferecido na Universidade Chulalongkorn, Tailândia.
Prazo para se inscrever é maio de 2018. Mais informações no Rotary pela Paz.