A queda no número de frequentadores de bibliotecas físicas é uma realidade dentro da UEL (Universidade Estadual de Londrina). Segundo relatório cedido pelo Sistema de Bibliotecas da universidade, a frequência de pessoas na Biblioteca Central da instituição caiu 15% em relação ao período pré-pandemia. Já a setorial de Ciências Humanas registrou queda de 56%.
Nos sete últimos meses letivos de 2019 (junho a dezembro), a Biblioteca Central da UEL foi visitada 93.271 vezes. De abril a outubro de 2022, no entanto, a quantidade de frequentadores caiu para 79.559. A Biblioteca Setorial de Ciências Humanas seguiu o mesmo caminho. Em 2019, foram 45.666 frequentadores, ante 19.484 em 2022.
Leia mais:
Câmara aprova proibição de celulares em escolas do país
La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Os dados acima refletem um movimento de transição dentro do espaço universitário: o tecnológico. Atualmente, a UEL conta com um acervo digital de 12 mil títulos que podem ser acessados todos os dias por semana, 24 horas por dia e em qualquer lugar.
De acordo com a bibliotecária responsável pela unidade setorial de Ciências Humanas, Solange Portello, a plataforma digital Minha Biblioteca é fácil de ser usado e pode ser acessado em poucos passos. “É uma plataforma digital de e-books acadêmicos em língua portuguesa que conta com um acervo multidisciplinar destinado a alunos, professores e profissionais de instituições de ensino superior. Basta o aluno se cadastrar junto à Biblioteca Central da UEL através do site. Após o cadastro, o aluno receberá uma senha e terá acesso à plataforma, inicialmente, durante seis meses”, explica Portello.
Ela relata que todo o sistema é adaptado para atender o máximo de pessoas possível e suprir todos os tipos de necessidades. “A plataforma oferece diversos recursos para auxiliar o leitor em seus estudos, tais como impressão de páginas, compartilhamento de notas e realces feitos pelo próprio leitor. Inclusive com ferramentas que promovem a acessibilidade: leitura em voz alta do texto, aumento do tamanho da fonte para melhor visualização e visão noturna”, ressalta.
Essa e outras ferramentas digitais podem ter sido as responsáveis pela diminuição da ida dos alunos às bibliotecas de maneira presencial, segundo a diretora do Sistema de Bibliotecas da UEL, Neide Zaninelli. No entanto, mesmo com a queda de frequentadores, ela afirma que o número de leitores aumentou.
“A gente percebeu essa redução. Mas isso não é só na Biblioteca Central da UEL, porque a gente tem contato com outras bibliotecas, principalmente as das outras universidades do Paraná. E isso é um comentário geral dos gestores. No entanto, nós temos outros dados estatísticos de serviços, de consultas e de renovação de livros que são diferentes, que esses não caíram, alguns até aumentaram, principalmente de serviços. Mas de frequência no recinto da biblioteca, caiu, sim”, encerra.
E o que pensam os alunos? Enquanto há gente que admite não ler livros, há também quem prefira o fazer de dentro de casa, longe dos corredores universitários, por meio digital.
“A verdade é que eu nem leio livros. Eu estudo e trabalho, aí chego em casa e só penso em dormir. Mas quando vejo interesse por alguma coisa, ou eu vejo um vídeo a respeito, ou leio na internet, pergunto para professores e tento adquirir conhecimento mais pela vida, ou por outras fontes”, conta um estudante de Administração na UEL.
“Eu acesso muito a biblioteca digital e eu vim poucas vezes aqui na Biblioteca Central”, diz outra estudante, do curso de Letras Inglês.
“Eu vou pouco às bibliotecas da UEL, vou mais à setorial, onde tem livros das nossas matérias, mas só quando precisa mesmo, quando não tem digital ou PDF”, explica uma discente de Relações Públicas.
Serviço
Para acessar a plataforma Minha Biblioteca basta preencher um formulário on-line com informações pessoais. A partir daí, uma senha de acesso será enviada via e-mail, possibilitanto a utilização da ferramenta.