Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Ciência

Brasileiro que identificou ômicron é eleito um dos dez cientistas do ano pela Nature

Folhapress
15 dez 2021 às 18:25
- Divulgação/Rogan Ward/Nature
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A revista Nature listou o cientista brasileiro Túlio de Oliveira como uma das dez personalidades científicas do ano. Oliveira foi quem soou o alarme quanto à variante ômicron da Covid, após sequenciá-la na África no Sul e identificar dezenas de mutações potencialmente preocupantes.


Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

A ômicron, de fato, vem demonstrando níveis elevados de transmissão e reinfecção.

Leia mais:

Imagem de destaque
Provas no dia 28 de abril

Concursos públicos da Prefeitura de Londrina recebem mais de 35 mil inscrições em três editais

Imagem de destaque
Veja como ajudar

Família de 'jovem gênio' de Londrina faz campanha para participação em olimpíada de matemática em Nova Iorque

Imagem de destaque
Participação gratuita

Evento da UEL reúne grandes nomes femininos do jornalismo nesta quarta

Imagem de destaque
Enfrentamento ao racismo

Escolas com mais alunos negros têm piores estruturas, aponta estudo


O texto da revista, que aponta Oliveira como rastreador de variantes, lembra ainda que o pesquisador e sua equipe do Krisp (KwaZulu-Natal Research and Innovation Sequencing Platform), na Universidade de KwaZulu-Natal, na África do Sul, também foram os responsáveis pela identificação e aviso sobre outra variante de preocupação: a beta.

Publicidade


Ou seja, das cinco variantes de preocupação apontadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde), Oliveira teve participação no sequenciamento e descoberta de duas delas.


A Nature afirma que a plataforma Krisp, liderada pelo brasileiro, vem rastreando agentes patogênicos relacionados à dengue, zika, Aids e tuberculose, mas que nunca "foram sequenciadas tantas amostras diferentes do mesmo vírus num período de tempo tão curto".

Publicidade


O bioinformata e sua equipe não ajudaram exclusivamente no sequenciamento das variantes. Devido à proximidade com profissionais da saúde do front de batalha, torna-se possível influenciar em processos.
A equipe de Oliveira, ainda no começo da pandemia, conseguiu, por exemplo, mapear um surto de Covid, o que resultou em diretrizes para o posicionamento das alas em hospitais, a fim de impedir o espalhamento do vírus.


À revista Nature, Oliveira falou que se decepcionou com as restrições, impostas por diversos países –inclusive o Brasil–, a viajantes da África do Sul após o anúncio da ômicron.

Publicidade


"Claro que eu esperava mais", disse o especialista, que também afirmou que a medida restritiva "foi quase uma cortina de fumaça para a acumulação de vacinas e para os países ricos que perderam o controle da pandemia".


Oliveira, único brasileiro na lista da Nature, nasceu em Brasília e viveu em diversos estados até que sua família se instalou em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Ele se formou em biotecnologia na UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e se mudou para a África do Sul em 1997, quando a sua mãe foi trabalhar no país.


A lista da Nature para 2021 também destaca os cientistas Winnie Byanyima, Friederike Otto, Zhang Rongqiao, Timnit Gebru, John Jumper, Victoria Tauli-Corpuz, Guillaume Cabanac, Meaghan Kall e Janet Woodcock.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade