Vendedor é o emprego de pelo menos 4,4 milhões de brasileiros, de acordo com IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Uma das ocupações mais comuns de um país com mais de 13 milhões de desempregados.
"Hoje, para ser um bom vendedor, não basta saber muito sobre o serviço ou produto que você vende. Não basta saber muito só sobre vendas. É preciso estar alinhado ao mundo de maneira geral. Ler muito, assistir vídeos, ouvir podcasts, participar de treinamentos e se dedicar a construir um bom networking é uma questão de sobrevivência", defende o especialista em Inside Sales e Customer Success, Giovanni Hilgemberg Filho.
A atualização é importante ferramenta para enfrentar desafios diários. Entre as principais queixas dos profissionais de vendas do país está a dificuldade em aumentar o número de clientes e o valor do ticket médio. Além disso, as metas de vendas de cada empresa também são assunto em discussão. "O vendedor é um profissional que precisa ter domínio sobre técnicas. A teoria é a base, o que vai nortear a atuação dele. Mas vendas é, basicamente, sobre relacionamento e como se comportar diante de cenários tão diversos. Um bom vendedor é o cara que sabe usar a informação certa, no momento certo e com o público certo", salienta Hilgemberg.
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Apesar da necessidade, a atualização e estudo constantes das técnicas não são hábitos para grande parcela dos profissionais do setor. "No Brasil, há uma visão que vendedor é o cara que não deu certo. Por isso, nem é considerado um profissional. Para as empresas, a alta rotatividade dos vendedores é o que inibe um investimento em capacitação e treinamento, além do número reduzido de especialistas que prestam esse serviço", afirma o diretor do IBVendas (Instituto Brasileiro de Vendas), Mário Rodrigues.
Treinamento em Londrina
Para oferecer capacitação profissional, Giovanni Hilgemberg Filho desenvolveu o programa #TamoJuntoNessaVenda. A carga horária e os temas abordados variam conforme a data e o perfil da turma. Os treinamentos ocorrem, em média, a cada dois meses e é aberto ao público em geral.
"Criei esse treinamento porque, por muitos anos, fui gestor comercial e sentia dificuldade em contratar profissionais para minha equipe. Mesmo nas equipes com que eu trabalhei era muito clara a necessidade de apresentar técnicas específicas, fazer workshops internos e apresentar linhas de estudo para técnicas de vendas. Então, entendo que o profissional que busca essa capacitação fora do ambiente de trabalho tem um diferencial incrível, mas, mais importante que isso, está à frente de outros profissionais do mercado", explica Hilgemberg.
Na quinta-feira (11), ocorreu o 3º treinamento do projeto, no Auditório Frezarin Coworking, e contou com a participação da equipe comercial da Folha de Londrina. No segundo semestre de 2019 acontecerão mais três treinamentos em Londrina.