Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Desafios

Colégio de Londrina testa o ensino híbrido; entenda o que é

Mariane Teles - Estagiária*
10 ago 2020 às 15:04
- Divulgação/Colégio Interativa Londrina
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Sem data prevista do retorno das aulas presenciais em Londrina, as escolas estão encarando o desafio de planejarem a nova adaptação de alunos e professores à rotina escolar quando o momento estiver próximo.


Ultrapassando a ideia de que computadores e uma webcam ligada são suficientes para a retomada das aulas, o ensino híbrido é uma forma de aprendizagem que combina o on-line com o off-line simultaneamente. Apesar de não ser algo novo, ele passa a ser uma aposta para as escolas que pretendem que o aluno em casa tenha a mesma facilidade de entendimento do aluno que está presencialmente em sala com o professor.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O Colégio Interativa Londrina começou a realizar os testes do ensino híbrido na semana passada. Pensando na possibilidade de uma futura divisão de turmas para seguir o distanciamento social e a rotação da presença dos alunos, o sistema funciona com a ajuda de dois equipamentos de transmissão. Quem estará em casa acompanhando poderá ver e ouvir professor e colegas ao vivo com a mesma didática de uma sala de aula.

Leia mais:

Imagem de destaque
Provas no dia 28 de abril

Concursos públicos da Prefeitura de Londrina recebem mais de 35 mil inscrições em três editais

Imagem de destaque
Veja como ajudar

Família de 'jovem gênio' de Londrina faz campanha para participação em olimpíada de matemática em Nova Iorque

Imagem de destaque
Participação gratuita

Evento da UEL reúne grandes nomes femininos do jornalismo nesta quarta

Imagem de destaque
Enfrentamento ao racismo

Escolas com mais alunos negros têm piores estruturas, aponta estudo


Um outro benefício dessa metodologia é evitar que o professor precise preparar duas aulas iguais para atender o grupo de estudantes que está em sala e o outro que está em casa.

Publicidade


O professor de matemática e coordenador do Ensino Médio do colégio Leandro Costa, conta que para os professores, o maior desafio de passar por este cenário inédito na educação foi o de propor um aprendizado significativo com novas ferramentas de ensino em poucos meses.


Para isso, foram necessários dois estágios para adequar o aprendizado à uma pandemia. De acordo com Costa, o primeiro passo foi levar a escola para dentro da residência do aluno com as aulas remotas. E agora, através de uma análise pedagógica, é preciso estruturar as salas de aulas para manter a interação entre alunos e professores.

Publicidade


A aluna do primeiro ano do Ensino Médio Luiza Melleti que participou dos testes relata sua experiência: "ficou mais fácil de entender porque a gente vai copiando enquanto o professor vai escrevendo, ao contrário do Power Point que não dá tempo de copiar nada."


Para desenvolver esse novo método de ensino, a gestora de relações institucionais Paula Carvalho, explica que também foi produzido um protocolo de retorno às aulas com a ajuda de toda a comunidade escolar: professores, pais e alunos. O documento permite uma volta presencial segura de todos os envolvidos na rede de ensino da escola, podendo ser alterado e revisado a qualquer momento para atender as mudanças solicitadas de decretos municipais e da Secretaria de Educação.

*Sob supervisão de Fernanda Circhia.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade