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Desafios

Colégio de Londrina testa o ensino híbrido; entenda o que é

Mariane Teles - Estagiária*
10 ago 2020 às 15:04

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- Divulgação/Colégio Interativa Londrina
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Sem data prevista do retorno das aulas presenciais em Londrina, as escolas estão encarando o desafio de planejarem a nova adaptação de alunos e professores à rotina escolar quando o momento estiver próximo.


Ultrapassando a ideia de que computadores e uma webcam ligada são suficientes para a retomada das aulas, o ensino híbrido é uma forma de aprendizagem que combina o on-line com o off-line simultaneamente. Apesar de não ser algo novo, ele passa a ser uma aposta para as escolas que pretendem que o aluno em casa tenha a mesma facilidade de entendimento do aluno que está presencialmente em sala com o professor.

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O Colégio Interativa Londrina começou a realizar os testes do ensino híbrido na semana passada. Pensando na possibilidade de uma futura divisão de turmas para seguir o distanciamento social e a rotação da presença dos alunos, o sistema funciona com a ajuda de dois equipamentos de transmissão. Quem estará em casa acompanhando poderá ver e ouvir professor e colegas ao vivo com a mesma didática de uma sala de aula.

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Um outro benefício dessa metodologia é evitar que o professor precise preparar duas aulas iguais para atender o grupo de estudantes que está em sala e o outro que está em casa.

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O professor de matemática e coordenador do Ensino Médio do colégio Leandro Costa, conta que para os professores, o maior desafio de passar por este cenário inédito na educação foi o de propor um aprendizado significativo com novas ferramentas de ensino em poucos meses.


Para isso, foram necessários dois estágios para adequar o aprendizado à uma pandemia. De acordo com Costa, o primeiro passo foi levar a escola para dentro da residência do aluno com as aulas remotas. E agora, através de uma análise pedagógica, é preciso estruturar as salas de aulas para manter a interação entre alunos e professores.

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A aluna do primeiro ano do Ensino Médio Luiza Melleti que participou dos testes relata sua experiência: "ficou mais fácil de entender porque a gente vai copiando enquanto o professor vai escrevendo, ao contrário do Power Point que não dá tempo de copiar nada."


Para desenvolver esse novo método de ensino, a gestora de relações institucionais Paula Carvalho, explica que também foi produzido um protocolo de retorno às aulas com a ajuda de toda a comunidade escolar: professores, pais e alunos. O documento permite uma volta presencial segura de todos os envolvidos na rede de ensino da escola, podendo ser alterado e revisado a qualquer momento para atender as mudanças solicitadas de decretos municipais e da Secretaria de Educação.

*Sob supervisão de Fernanda Circhia.


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