Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Dia Mundial do Livro!

Confira 6 dicas para ajudar a criança a despertar o gosto pela leitura

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
23 abr 2021 às 14:11
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Todas as crianças gostam de ouvir histórias lidas por outras pessoas, porque fica mais fácil entrar no enredo ouvindo a leitura do livro do que lendo sozinhas. Por outro lado, a leitura em voz alta implica em transmitir as imagens da história e a emoção da pessoa que lê. Por esse motivo, pode ser dito que a hora de leitura em voz alta de um livro é um momento para a despertar a imaginação, para vivenciar a tranquilidade e uma excelente oportunidade para estreitar vínculos interpessoais, tanto para as crianças que não sabem ler como para as que já começaram sozinhas na leitura.


É interessante separar um momento na rotina e promover um espaço aconchegante para leitura em casa. Esse tempo deve ser divertido e instigante para a criança. Tenha cuidado para a "leitura” não se tornar "obrigação”, caso contrário, não lhe despertará o gosto pelos livros.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Confira 6 dicas listadas pela graduada em Letras pela USP Mariana Bruno Chaves.

Leia mais:

Imagem de destaque

Genoma sugere que três povos deram origem aos habitantes do Japão

Imagem de destaque
Provas no dia 28 de abril

Concursos públicos da Prefeitura de Londrina recebem mais de 35 mil inscrições em três editais

Imagem de destaque
Veja como ajudar

Família de 'jovem gênio' de Londrina faz campanha para participação em olimpíada de matemática em Nova Iorque

Imagem de destaque
Participação gratuita

Evento da UEL reúne grandes nomes femininos do jornalismo nesta quarta


1. Busque compreender que tipo de leitura é mais adequado para a criança - Procure saber por quais tipos de histórias ela mais se interessa, apresente livros de estilos diferentes, participe ativamente e compartilhe opiniões.

Publicidade


2. Seja exemplo - Crianças aprendem pelo exemplo, baseando-se muito mais no que os pais fazem do que no que eles dizem. Ver adultos lendo ajuda a tornar o comportamento de leitor mais natural e familiar.


3. Dê acesso aos livros - Vale comprar livros, pegar emprestado ou simplesmente deixar os livros ao alcance da criança.

Publicidade


4. Converse sobre os livros - Após o momento de leitura, aproveite para trocar ideias e impressões sobre a história. Os livros podem até virar assunto da família, assim como as notícias ou programas de televisão.


5. Torne este momento prazeroso para todos - O momento de leitura pode ir muito além daquele tempo em que o livro está sendo lido. Aproveite para inventar uma brincadeira a partir da história lida, por exemplo.


6. Associe a leitura com outras atividades de rotina - Transforme a leitura em um hábito, assim como escovar os dentes após as refeições. O livro pode ser um ótimo companheiro nos minutinhos após o almoço ou antes de dormir.

"Cada criança tem um ritmo. Vá com calma, aos pouquinhos, de acordo com as características e a rotina de cada uma delas. Se seu filho é mais agitado, é importante respeitar o tempo de concentração e o interesse dele”, completa Chaves.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade