Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Não perca!

Cursinho da UEL abre inscrições em fevereiro e traz novidades

Agência UEL/Willian C. Fusaro
25 jan 2021 às 17:20
- Arquivo/COMUEL
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O CEPV-UEL (Cursinho Especial Pré-Vestibular) abre as inscrições para novos estudantes em fevereiro. Segundo o Edital Conjunto SEBEC/PROEX Nº 001/2021, disponibilizado pelo SEBEC (Serviço de Bem-Estar à Comunidade) em parceria com a PROEX (Pró-Reitoria de Extensão), serão ofertadas 200 vagas no período vespertino, das 14 às 18 horas, e 250 no período noturno, das 19 às 23 horas. O número de vagas do edital final depende da condições e disponibilidade do CEPV/UEL.


Segundo a coordenadora do cursinho, Rita de Cássia Rodrigues Oliveira, o CEPV passará por algumas modificações para acomodar melhor os estudantes na modalidade de ensino remoto. As salas, que são divididas a partir de 200 alunos, serão divididas pelas grandes áreas do conhecimento – Exatas, Humanas e Biológicas. "Observamos em 2020 que foi complicado para o estudante acompanhar em uma sala só. Então, decidimos dividir em áreas, o que facilita também para postar os vídeos com os conteúdos específicos de cada área”, reforça.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para 2021 exclusivamente, o processo de seleção vai contar somente com a análise socioeconômica. "Decidimos excluir a prova escrita para não causarmos aglomerações”, afirma a coordenadora. A análise socioeconômica compreende a análise do NIS (Número de Identificação Social) do candidato, para quem está cadastrado no CadÚnico, e a análise feita pelo SEBEC. Estudantes que já tiverem cadastro NIS não precisam realizar a análise do SEBEC. As inscrições para portadores do NIS vão de 22 a 26 de fevereiro; já as do restante dos candidatos podem ser realizadas entre 15 e 19 de março.

Leia mais:

Imagem de destaque
"Punk"

Pesquisador observa 'cocô de pássaro' e descobre nova espécie de besouro

Imagem de destaque
Novas regras

Entenda o que muda no ensino médio após projeto aprovado na Câmara

Imagem de destaque
Em oito anos

Pela primeira vez, Brasil não atinge meta de crianças no ensino fundamental

Imagem de destaque
Lista de aprovados

Resultado da pré-seleção do Fies 2024 é divulgado pelo MEC


Retorno Presencial – A coordenadora do CEPV é cautelosa quanto à volta presencial das aulas. "Essa é a nossa principal meta, com certeza. Nada substitui a interação entre estudante e professor. Mas, as condições têm de ser favoráveis para isso”, ressalta.

Publicidade


Também há questões estruturais em jogo, segundo a coordenadora. O retorno das aulas, mesmo em modelo híbrido (uma parte dos estudantes em casa, outra parte em sala de aula), necessita de equipamentos, ferramentas e equipe para ocorrer com sucesso. "No cursinho, por enquanto, não dispomos dessas ferramentas”, afirma Rita. Os estudantes selecionados serão contatados sobre a modalidade de retorno do cursinho.


Compromisso – O principal objetivo do CEPV, desde sua fundação, é oferecer a estudantes de famílias de baixa renda um ensino de boa qualidade e acessível. Neste momento, em que a população brasileira passa por uma pandemia, o papel do CEPV é ainda mais importante, segundo a coordenadora.

Publicidade


"Muitos estudantes estão tendo problemas de compreensão de conteúdo com o ensino remoto, e sem um pré-vestibular esse conteúdo não vai ser compreendido. Eles ficam tímidos em casa, não perguntam e nem abrem a câmera e o microfone muitas vezes. Há muitas dificuldades de estrutura especialmente para o nosso público”, afirma, lembrando da necessidade de o país formar bons profissionais, principalmente em um momento de crise, que exige saídas criativas e ousadas.


Conquista – A estudante do segundo semestre de Ciências Biológicas Deborah Caroline Bessa da Silva, de 21 anos, não poupa elogios para se referir ao cursinho da UEL, onde estudou por três anos. No início, queria prestar Biomedicina, mas depois mudou de ideia. Ela ressalta que sempre houve muito apoio da equipe pedagógica e dos professores. "Mesmo quando você chegava cansado em aula, eles (os professores) sempre davam um jeito de te animar. Era revigorante”, comenta.

Para os estudantes que desejam entrar no cursinho em 2021, a graduanda deseja bastante concentração e foco. "Eu tive uma experiência diferente, não havia ensino remoto e nem tudo o que está acontecendo agora. Mas, mesmo assim, é necessário manter o foco e durante o ano todo. No começo, temos mais vontade de estudar, mas depois vamos cansando e somos tentados a desistir. O importante é seguir em frente”, finaliza.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade