“Formação de treinadores para basquetebol em cadeira de rodas” é o tema do próximo curso promovido pelo Programa de Formação Continuada em Esportes, parceria entre o Cefe (Centro de Educação Física e Esportes) da UEL (Universidade Estadual de Londrina) e a Paraná Esporte, por meio do programa Escola do Esporte. A formação será entre os dias 10 e 14 de novembro, em formato semipresencial. As inscrições são gratuitas e estão abertas desde o dia 30 de outubro – Inscrições/Formação.
Os objetivos do curso são atualizar e capacitar profissionais de Educação Física que atuam na modalidade basquetebol em cadeira de rodas. Como explica o coordenador da Escola do Esporte, Antônio Carlos Dourado, e professor do Departamento de Ciências do Esporte, do Cefe, recentemente diversos municípios do Paraná receberam cadeiras de rodas adaptadas, específicas para modalidades do paradesporto, entre eles o basquete.
“A ideia é capacitar os profissionais e melhorar ainda mais a modalidade e o paradesporto nesses municípios”, afirma Dourado. Segundo ele, os municípios que receberam os equipamentos foram Cascavel, Guarapuava, Londrina, Pinhais e Umuarama.
Leia mais:
Número de matriculados na Educação de Jovens e Adultos cai 75% no Paraná
Após prorrogação do MEC, inscrições para vagas remanescentes do Fies terminam nesta segunda
Paraná publica resolução com regras de consulta do Parceiro da Escola
Paraná inicia entrega de kits de materiais que atenderão alunos da rede estadual em 2025
Formação - Em formato semipresencial, o curso terá duas horas de aulas a distância e 16 horas presenciais. As atividades serão ministradas na Sede da Paraná Esporte, em Curitiba, e no Centro de Iniciação ao Esporte, localizado na Avenida Maringá, 3042, em Pinhais.
Ao todo, o curso é constituído de três oficinas: Teoria do treinamento voltado ao paradesporto; Prática de ações com cadeiras de rodas; e Prática de ações com cadeiras de rodas. O conteúdo será ministrado pelo professor Josias Machado Cordeiro, que atualmente trabalha como assistente técnico da seleção Brasileira Masculina da CBBC (Confederação de Basquetebol em Cadeira de Rodas).
Organização - A coordenação do Programa de Formação Continuada em Esportes é do professor Hélcio Gonçalves, do Departamento de Ciências do Esporte, do Cefe. A iniciativa integra as ações do PAS (Programa de Atendimento à Sociedade), da Proex (Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade) e da Fauel (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL).