Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Garanta sua inscrição!

Paraná capacita profissionais de Educação Física para ajudar na reabilitação pós-Covid-19

Redação Bonde com AEN
23 set 2021 às 15:45
- Américo Antonio/Sesa
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Governo do Estado lançou um curso de capacitação aos profissionais de Educação Física visando a melhoria na qualidade de vida dos paranaenses. O treinamento trará como conteúdos a promoção da saúde, prevenção e atenção às pessoas com DCNT (Doenças Crônicas Não Transmissíveis) e o atendimento à síndrome pós-Covid-19.


O curso pretende capacitar profissionais que atuam na Atenção Primária à Saúde ou que trabalham diretamente com pessoas que sofrem de DCTN, além de estudantes, e será disponibilizado pela Espp (Escola de Saúde Pública do Paraná).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Estão envolvidos neste novo projeto a Secretaria de Estado da Saúde, a Superintendência Geral do Esporte e o Cref9/PR (Conselho Regional de Educação Física – 9º Regional).

Leia mais:

Imagem de destaque
Diz ministra

Aprovados no Concurso Nacional Unificado terão curso de formação

Imagem de destaque
Saiba mais

Centro de Oficinas para Mulheres em Londrina oferta curso de Design de Sobrancelhas

Imagem de destaque
Ensino Superior

Brasil tem 22 graduações avaliadas entre as melhores do mundo, aponta ranking

Imagem de destaque
Saiba mais

Embratur terá 80 vagas em primeiro concurso após virar agência


Para o secretário de Saúde, Beto Preto, que apresentou o novo programa em uma reunião virtual, ter profissionais preparados para atender aqueles que sofreram com a Covid-19 melhora a saúde pública. "Agradecemos a todos os envolvidos do Esporte e ao governador Carlos Massa Ratinho Junior. Vamos trabalhar no Paraná todo. São mais de 40 mil profissionais que poderão participar desta iniciativa”, disse.

Publicidade


A metodologia do curso será em EAD (Educação à Distância), com carga horária de 20 horas. Ele terá início em outubro. As inscrições devem ser feitas no site www.escoladesaude.pr.gov.br e os conteúdos serão distribuídos entre videoaulas e textos complementares. Ao final, o participante deverá responder a uma avaliação e precisará visualizar todos os conteúdos para poder receber a aprovação e certificação.


Entre os temas a serem abordados estão a Atividade Física e Sistema Único de Saúde, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, os Ciclos de Vida das Crianças, Adolescentes, Adultos, Idosos e Gestantes e a Síndrome pós-Covid.

Publicidade


“É um fato inédito para a educação física do Paraná e todos os profissionais da área. Conseguimos abertura em todos os Cref’s do Brasil. Além de podermos trabalhar e sermos capacitados para fazê-lo no ganho fisiológico orgânico do pós-Covid-19 e a reabilitação corporal dessas pessoas, a Escola de Educação da Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) vai proporcionar a todos os profissionais e acadêmicos a possibilidade de trabalhar na inserção em clínicas e hospitais que trabalham com as sequelas. Isso é uma oportunidade maravilhosa e nos coloca em um novo patamar”, afirmou o presidente do Conselho Regional Educação Física do Paraná, Antônio Eduardo Branco.


Para o superintendente do Esporte do Paraná, Helio Wirbiski, o plano de recuperação física pós-Covid-19 mantém os olhos da gestão estadual voltados aos impactos da pandemia. “Para aqueles que tiveram a doença, essa recuperação vai ser feita dentro dos municípios, num trabalho integrado e com os equipamentos já existentes, organizados junto aos profissionais de Educação Física na sua rotina de atuação. É uma inovação no Esporte e na Saúde”, destacou.


Segundo a diretora de Atenção e Vigilância da Sesa, Maria Goretti David Lopes, a integração entre o Estado e entidade de representação profissional, buscando o olhar para o pós-pandemia na Atenção Primária, é fundamental nesse estágio da doença. “Temos que fortalecer o trabalho em conjunto, multidisciplinar, justamente porque será o atendimento padrão no novo contexto da pandemia. E colocamos a estrutura para capacitar profissionais que possam contribuir para a recuperação ou minimizar os impactos do coronavírus sobre os corpos das pessoas. É um grande iniciativa que vai contar com o apoio efetivo das equipes de saúde e do esporte dos municípios”, afirmou.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade