A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, em parceria com a Proteção Animal Mundial (World Animal Protection), ofertará no mês de julho o curso de Manejo de Animais em Situação de Desastres. O objetivo é capacitar os agentes que atuam em situações de desastres ambientais, melhorando o atendimento e o bem-estar de animais domésticos, silvestres e de produção.
A Defesa Civil do Paraná e o Conselho Regional de Medicina Veterinária também fazem parte da iniciativa.
As emergências e desastres ambientais, causados ou não pela ação humana, vêm aumentando nos últimos anos: rompimento de barragens, queimadas e deslizamentos de terra são exemplos recentes de casos ocorridos no Brasil, os quais geram situações extremas de sofrimento e danos às populações humana e não humana envolvidas.
Leia mais:
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Governo poderá decidir futuro de colégios que não registrarem quórum mínimo em votação
Após reforma e ampliação, Londrina entrega Escola Municipal na Zona Norte
Estudante de Rolândia vai jantar com Lula e representar o Paraná em evento nos EUA
"Esses animais desempenham papel importante, seja no núcleo familiar, na produção animal ou nos ecossistemas”, explica o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes. "Cuidar deles é se preocupar com o equilíbrio da natureza”
Os agentes da Defesa Civil, além de atender as famílias nesses casos, também dão uma atenção especial para os animais de companhia. Em muitos casos, dependendo do porte e tipo do animal, é preciso contar com ajuda de voluntários e profissionais especializados.
"O curso contribuirá para a criação e implementação da Remad (Rede Estadual de Manejo de Animais em Desastres), que tem objetivo de desenvolver estratégias e ações voltadas à gestão de risco e ao manejo e proteção de animais em desastres no Estado do Paraná”, diz o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Fernando Schunig.
Julho Dourado – O curso marcará o Julho Dourado. Instituído pela Lei Estadual nº 19.472/2018, tem como objetivo motivar a população para que reflita sobre a saúde e bem-estar animal.
"Precisamos realizar o manejo desses animais em desastres de maneira mais rápida e eficiente para garantir a sua sobrevivência e bem-estar”, ressalta a bióloga e coordenadora de Recursos Naturais da secretaria estadual, Fernanda Góss Braga.
Inscrições - A capacitação é gratuita, disponibilizada em formato EaD pelo NeadUnicentro (Núcleo de Educação a Distância da Unicentro), da Universidade Virtual do Paraná.
Se inscreva AQUI até o dia 30 de junho e todas as informações serão enviadas para o e-mail cadastrado.
Podem participar profissionais e estudantes de áreas relacionadas ao tema e o público em geral. É importante que todas as informações prestadas no momento da inscrição estejam corretas, a fim de evitar a não confirmação da matrícula.
Módulos - São 13 módulos que vão tratar os seguintes assuntos: Terminologia e conceitos; Gestão de riscos de desastres; Papel do médico veterinário na gestão integral de riscos; Adaptação à mudança climática; Segurança em emergência; Sistema de comando de incidentes; Adan (Avaliação de Danos e Análise de Necessidades para planejamento de operações); Triagem; Animais de Companhia; Legislação; Animais de Busca e Resgate; Bem-estar animal; e processo de evacuação de animais.
O curso começa dia 12 de julho, com carga horária de 40 horas e duração de três meses, respeitando disponibilidade do cursando.