Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Organize-se!

Economista dá dicas de como economizar nas compras dos materiais escolares

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
23 jan 2020 às 08:40
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Todos os anos o mês de janeiro se inicia com muitas despesas, especialmente no que se refere aos impostos de casa e carro. E quem tem filho sabe que ainda tem o gasto com a compra dos materiais escolares. Por outro lado, os pais estão sempre em busca de alternativas para garantir os melhores preços na compra dos itens da lista. Pensando nisso, Carlos Magno Bittencourt, economista e presidente do CoreconPR (Conselho Regional de Economia do Paraná), separou algumas dicas importantes de como tornar esse momento mais econômico.

A primeira orientação é realizar uma pesquisa de mercado em estabelecimentos que possuam uma variedade de produtos escolares. Dessa forma, os responsáveis poderão verificar em quais lojas eles estarão mais em conta ou com promoções.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Outra sugestão é verificar o material e sua qualidade, pois há grande variação de preço quando há um personagem de destaque no material, seja mochila, lápis, apontador e demais itens. "Um caderno, por exemplo, tem a mesma finalidade, mas o preço pode ter valor mais elevado pela capa com uma imagem que paga royalties. Esse custo está inserido no preço do produto fazendo-o ficar mais caro”, afirma o economista.

Leia mais:

Imagem de destaque
Via Rural Smart Farm

UEL apresenta Ensino, Extensão, Inovação e serviços na ExpoLondrina 2024; veja a programação

Imagem de destaque
Prazo prorrogado

Taxa de inscrição do concurso da Caixa deve ser paga até 5 de abril

Imagem de destaque
De 1 a 5 anos de idade

CEI da região oeste de Londrina ganha projeto de ensino bilíngue para crianças

Imagem de destaque
"Cabeça Dinossauro"

Vestibular UEL: álbum dos Titãs que traz críticas à sociedade no pós-ditadura é obrigatório


O especialista também ressalta que boa parte dos materiais solicitados pelas escolas pode não ter sido usado em anos anteriores, e reaproveitar é uma boa alternativa, então antes de sair para as compras, a dica é verificar o que já tem em casa e, dessa forma, economizar.


Para finalizar, Bittencourt sugere que, se for possível, uma reunir um grupo de pais e estudantes para fazer uma compra coletiva do material escolar em um determinado estabelecimento pode ser uma ótima opção. Por se tratar de uma quantidade maior, é possível fazer uma boa negociação do valor total da compra.

O economista conclui que "fazer uma boa pesquisa de preços, reaproveitar materiais de anos anteriores e comprar coletivamente são um bom caminho para reduzir o impacto desses gastos no orçamento familiar”.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade