Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Crianças

Educação Infantil tem maior dificuldade no ensino virtual

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
08 mai 2020 às 17:25
- Aprende Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

As aulas on-line, formato adotado por muitas escolas e redes de ensino nessa época de isolamento social, têm sido especialmente difícil para crianças de até 5 anos, público da Educação Infantil, que exige formas lúdicas e diferenciadas de aprendizado e maior interação na realização das atividades.

A psicopedagoga Rita Schane, supervisora pedagógica do Sistema Aprende Brasil, concorda que o período de pandemia impõe limitações ao ensino e às famílias, mas ainda assim acredita que é possível praticá-lo em casa. "A BNCC apresenta a interação e as brincadeiras como eixos estruturantes do processo de aprendizagem infantil. Por meio de aulas remotas, disponibilizadas por vídeo, é possível estimular as brincadeiras, a partir de situações cotidianas e vividas em casa, promovendo a interação dessas crianças com os familiares e, ainda, resgatar as memórias afetivas que elas têm do espaço escolar e do que lá aprendem. Esse é o formato possível, nesse momento, a partir das orientações de prevenção da Covid-19”, explica.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A maior dificuldade, segundo especialistas, é mostrar para os adultos os objetivos pedagógicos de atividades simples, como colocar feijões numa garrafa pet, por exemplo. "Alguns pais podem achar uma besteira. Outros pensam que o objetivo é apenas matemático, para aprenderem a contar. Poucos se dão conta que uma atividade tão simples pode ajudar de forma importante na coordenação motora da criança - o que trará inúmeros benefícios para a escrita, no momento da alfabetização", explica o educador Paulo Tomazinho.

Leia mais:

Imagem de destaque
PL das cobaias

Senado aprova projeto que regula pesquisa com seres humanos

Imagem de destaque
Prova em 12 de maio

Mais de 15 mil candidatos estão inscritos para o concurso da Prefeitura de Rolândia

Imagem de destaque
Londrina

Mais de 2,3 mil candidatos compareceram ao teste seletivo da prefeitura para professores

Imagem de destaque
Pedidos pela página do participante

Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até esta sexta


Ou seja, na Educação Infantil, é preciso que os pais entendam os objetivos pedagógicos de cada atividade e dediquem tempo para praticar com as crianças. Esse público infantil não consegue aprender sozinho, em frente a uma tela. Com o intuito de ajudar os pais e buscar soluções para esse público, o Sistema de Ensino Aprende Brasil desenvolveu um roteiro específico de aulas e disponibilizou no YouTube. Segundo o coordenador das assessorias de áreas do sistema, Carlos Henrique Wiens, o projeto visa a utilização de conteúdos lúdicos. "Toda a proposta foi criada pensando em trazer a criatividade com várias temáticas que exploram o que a família tem em casa. Alguns episódios trabalham equilíbrio, cores e coordenação, por exemplo”, conta.

Além da Educação Infantil, o Aprende Brasil disponibiliza aulas para todos os anos do Ensino Fundamental e traz conteúdos de todos os componentes curriculares. Os vídeos têm duração de 5, 10 ou 15 minutos e, em alguns casos, contam com materiais de apoio em PDF. Todo o material é gravado por professores do Colégio Positivo e especialistas do Aprende Brasil e está disponível gratuitamente no YouTube.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade