“O cotidiano das escolas rurais de Jacarezinho (PR) contado por alunos de 1970” é o tema da exposição que foi realizada no Centro de Ciências Humanas e da Educação da UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná), campus Jacarezinho. A exposição, da mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação, Juliana Carolina de Andrade Krone, buscou trazer aos olhos do público aspectos físicos, culturais e educacionais dos colégios rurais do município de Jacarezinho da década de 1970.
Com o objetivo de despertar interesses e inquietações, o projeto proporcionou uma compreensão aprofundada sobre um passado quase que esquecido do município. Segundo Krone, é essencial o entendimento sobre esses colégios para que o imaginário e as concepções socioculturais sobre eles e suas realidades se fortaleçam.
“Quando estudamos sobre as escolas rurais, vimos que elas foram responsáveis por alfabetizar mais da metade da população brasileira do século passado, e, atualmente, elas se encontram em grande esquecimento. As escolas rurais que ainda existem estão resistindo. É um movimento de legitimação e luta”, expõe a mestranda.
Leia mais:
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Governo poderá decidir futuro de colégios que não registrarem quórum mínimo em votação
Após reforma e ampliação, Londrina entrega Escola Municipal na Zona Norte
Estudante de Rolândia vai jantar com Lula e representar o Paraná em evento nos EUA
Para o orientador do trabalho, Luís Ernesto Barnabé, foi uma oportunidade de relembrar esse passado. “É preciso atuar contra o esquecimento da trajetória daqueles que vieram antes de nós, para que saibamos quem somos nós”, pontuou o professor.
ENTREVISTAS E EXPERIÊNCIAS
Buscando envolver diversos públicos, desde crianças da educação infantil, estudantes universitários até a comunidade em geral, a exposição, realizada no fim de junho, foi organizada em quatro etapas, cada uma apresentando diferentes aspectos da experiência dos estudantes da época. Os visitantes puderam explorar mapas, fotografias, maquetes e fontes históricas, como registros de presença escolar e até mesmo uma antiga carteira de sala de aula. (Com informações da UENP)