Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Na UEL

Encontro debate cotas raciais na universidade e no serviço público

Redação Bonde com N.Com
17 set 2018 às 14:45

Compartilhar notícia

- Reprodução/Shutterstock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Na próxima terça-feira (18), a Universidade Estadual de Londrina (UEL) sediará, a partir das 8 horas, o evento "Cotas Raciais na Universidade e no Serviço Público: Perspectivas e Desafios", que reunirá debates com conteúdos direcionados para professores e gestores dos núcleos regionais de educação do Paraná. O local do encontro é o anfiteatro Professor Genésio Ferreira da Cruz, no Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA). A realização é do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UEL (NEAB) em parceria com a Secretaria de Educação do Governo do Paraná.


A professora Maria de Fátima Beraldo, que é gestora municipal de Promoção da Igualdade Racial de Londrina, será uma das participantes. Os interessados devem fazer inscrição clicando aqui.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O objetivo da iniciativa, realizada pela primeira vez na cidade, é ampliar a compreensão dos gestores sobre a temática étnico-racial e sobre os principais aspectos que envolvem a implementação das Leis nº 14.274/2003 e nº 12.990/2014, que instituem a política de Cotas Raciais (para pretos e pardos) nas universidade e no serviço público. Além disso, será debatida a aplicação, avanços e desafios das chamadas Ações Afirmativas para a população negra no Estado do Paraná, visando aperfeiçoar mecanismos de monitoramento.

Leia mais:

Imagem de destaque
No Jardim Santo Amaro

Escola municipal de Cambé terá videomonitoramento e reconhecimento facial

Imagem de destaque
Pelo sexto ano consecutivo

Universidade de Maringá lidera ranking de produção científica feminina no Brasil

Imagem de destaque
Correções feitas

Candidato será avisado por e-mail sobre sua situação no CNU

Imagem de destaque
Sem nova data

Governo adia divulgação de resultados do Concurso Nacional Unificado


Maria de Fátima explicou que, por conta das mudanças na legislação por novas resoluções, é necessário que os gestores sejam capacitados e estejam por dentro dos critérios atualizados. "Agora, todos os núcleos regionais do Paraná terão que ter comissões de verificação de professores e funcionários que optem por participar de concursos como cotistas. Nesse sentido, o evento na UEL vai fomentar discussões para que sejam implantadas boas práticas na atuação dos gestores neste processo de análise da autodeclaração de candidatos negros em concursos e processos seletivos da Rede de Educação do Paraná, de forma segura e democrática", afirmou.

Publicidade


A gestora do Município informou que o evento ainda colocará em pauta as realizações do movimento negro em Londrina e irá trazer um panorama das políticas de igualdade racial, retratando as experiências das bancas de homologação da UEL e da Prefeitura de Londrina.


As atividades irão ocorrer das 8h às 12h, com mesa-redonda que terá a presença do promotor de justiça do Ministério Público, Paulo César Vieira Tavares; do coordenador do Núcleo de Apoio ao Discente e ao Docente (NADD), Adriano Luiz da Costa Farinasso e da coordenadora do NEAB, Maria Nilza da Silva.


A sequência da programação será à tarde, das 13 às 17 horas, quando haverá oficinas com explanações das professoras Maria de Fátima Beraldo, Marcia Cassilda Ribeiro, que é coordenadora das Equipes Multidisciplinares do Núcleo Regional de Londrina, e Edna Aparecida Coqueiro, coordenadora de Educação Étnico-Raciail e Quilombola na Secretaria da Educação Estadual (SEED).

Divulgação
Divulgação


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo