Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Anote!

Enem: estratégia ajuda a poupar tempo na prova de inglês

Jéssica Sabbadini - Especial para a Folha
05 nov 2023 às 10:24
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma prova conhecida por trazer um grande número de questões: no total, são 180 perguntas e uma redação divididas em dois dias de prova. Por isso, é importante que os candidatos busquem formas de chegar mais rápido à resposta de algumas perguntas, o que facilita na hora de resolver as questões mais complexas e que demandam mais tempo. Na prova de inglês, duas estratégias de leitura chamadas de skimming e scanning podem ser grandes aliadas dos alunos na hora de assinalar a resposta de forma mais certeira e rápida.


Juliana Mendonça, professora de inglês do Colégio Marista, explica que a prova de língua inglesa fica dentro do caderno de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, que é aplicado no primeiro dia do exame. Segundo ela, no momento da inscrição, o candidato deve optar pelo inglês ou espanhol como língua estrangeira. Já na prova, as duas opções vão estar presentes, entretanto o aluno deve ficar atento e responder somente às questões do idioma que ele escolheu.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A professora ressalta que o Enem traz um modelo mais comum de questão em língua estrangeira, que é apresentar o texto no idioma, que no caso é o inglês, e o enunciado e as alternativas em português. “Eu acredito que isso ajuda porque faz com que a pessoa tenha mais confiança, já que ela vai ter que lidar só com o conteúdo do texto [em língua inglesa] porque o enunciado [em língua portuguesa] já vai trazer a informação do que ela vai precisar buscar dentro desse texto”, opina.

Leia mais:

Imagem de destaque
AULAS GRATUITAS

EJA: CCI Leste está com inscrições abertas para idosos acima de 60 anos em Londrina

Imagem de destaque
JARDIM BANDEIRANTES

Londrina: EJA tem matrículas abertas no CCI Oeste para idosos acima de 60 anos

Imagem de destaque
Prova em maio

Vestibular 2024.2 da UTFPR oferta 4.219 vagas em 106 cursos; inscrições começam em 26 de fevereiro

Imagem de destaque
Confira!

Concurso da prefeitura de Londrina divulga cargos e banca organizadora


GÊNEROS TEXTUAIS

Publicidade


Na prova de inglês, a professora explica que podem aparecer diversos gêneros textuais, então a dica que ela dá é que os alunos conheçam as características dos principais tipos de gêneros na língua inglesa. Segundo ela, podem ‘dar as caras’ as notícias, cartoons, poemas, músicas e até mesmo gráficos e elementos visuais para que os alunos façam a interpretação.


Para ir bem, Mendonça destaca que existem algumas estratégias que os candidatos podem adotar na preparação e durante a prova. A primeira delas são os cognatos, que são palavras com uma grafia muito semelhante à língua portuguesa e que tem o mesmo significado, permitindo que o candidato tenha uma base do assunto por meios desses termos.


Na sequência, ela cita que existem duas estratégias de leitura chamadas de skimming e scanning. Segundo a professora, o skimming pode ser utilizado pelo aluno para fazer uma leitura do texto e entender qual é a ideia geral. Já o scanning pode ser utilizado para quando ele precisa procurar no texto uma informação específica, como datas, nomes e outros dados. “Por isso é importante ler o enunciado antes de ler o texto todo porque se for uma questão de achar uma informação pontual ele consegue fazer isso de forma mais ágil e fazendo melhor uso do tempo que ele tem para resolver a prova”, explica.


SAIBA MAIS NA FOLHA DE LONDRINA.


Imagem
Veja estratégia que ajuda a poupar tempo na prova de inglês do Enem
A professora Juliana Mendonça, do Marista, destaca que skimming e scanning são formas eficientes de ler as questões de língua inglesa
Imagem
Mais de 3,9 milhões de candidatos devem resolver prova do Enem neste domingo
Neste domingo (5), mais de 3,9 milhões de pessoas farão as provas do primeiro dia de aplicação do Enem (Exame Nacional do
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade