Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Entenda

Enem: Praticar leitura variada ajuda a interpretar as questões

Jéssica Sabbadini - Especial para a Folha
18 set 2023 às 07:38
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Na hora de fazer a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), toda ajuda é bem vinda, ainda mais se for para economizar tempo e ajudar a chegar na resposta da questão de forma mais fácil. Comparado a uma maratona, o Enem é conhecido por trazer muitas questões com textos, que costumam tirar o sossego de quem tem dificuldade em fazer leituras rápidas. Por isso, uma técnica que auxilia os candidatos a uma vaga na universidade é grifar e anotar trechos dos textos, que podem ajudar na hora de interpretar o que a questão pede.


Fernando Lisboa de Oliveira, professor de gramática e interpretação de texto do Colégio Marista, explica que o Enem não é uma prova conteudista e que, por conta disso, não vai exigir um conhecimento tão aprofundado dos alunos a respeito da gramática da língua portuguesa. Caso apareça alguma questão, ele ressalta que pode ser algo relacionado às classes de palavras, como verbos, substantivos e adjetivos, em que aparece um texto ou uma tirinha e a partir disso o candidato deve assinalar o sentido ou função que determinado termo tem dentro do contexto.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Preparar-se para interpretar 180 questões

Leia mais:

Imagem de destaque
Novo estudo

Bactérias sobrevivem no solo do deserto do Atacama há milhões de anos

Imagem de destaque
Entenda

Risco de tragédia por chuvas em Porto Alegre foi detectado em 2023

Imagem de destaque
Análise

Climatologista alerta para risco de mais desastres ambientais no mundo

Imagem de destaque
Estão comendo macarrão

Pais e servidores reclamam que arroz está em falta na rede municipal de Londrina


Por outro lado, a interpretação de texto está presente em toda a prova, então não tem para que lado fugir, é estudar e estar preparado para interpretar as 180 questões, assim como a proposta de redação. Para o professor, não existe segredo na hora de se preparar para a prova: é praticar uma leitura variada. Segundo ele, os candidatos devem ler ao menos uma notícia por dia, que pode ser de um tema que ele tem afinidade. Entretanto, o ideal é que o aluno leia também um artigo de opinião, por exemplo, já que com isso ele vai perceber diferentes técnicas argumentativas e diferentes posicionamentos.

Publicidade


Oliveira afirma que os jovens leem bastante posts de redes sociais, mas que é fundamental ter uma dinâmica de leitura por meio de textos variados, já que o Enem gosta de cobrar o conhecimento do candidato em diferentes gêneros textuais. Para não enjoar, o segredo é ler coisas que ele tem interesse, seja na área do esporte, cultura ou política.


Técnica para otimizar a leitura


Para otimizar a leitura, o professor explica que uma técnica que pode servir durante a preparação para o Enem ou mesmo durante a realização da prova é grifar e anotar trechos importantes do texto. Como preparação, o aluno pode fazer fichamentos dos textos lidos, assim como grifar com uma caneta colorida trechos que ele considera importantes. “A gente já vai condicionando a nossa leitura a identificar os pontos chave do texto”, explica.


CONTINUE LENDO NA FOLHA DE LONDRINA.


Imagem
Praticar leitura variada ajuda a interpretar as questões do Enem
Técnica auxilia candidatos a uma vaga na universidade: grifar e anotar trechos dos textos
Imagem
4ª Expo CIEE Virtual terá maratona com mais de 10 mil vagas de estágio e aprendizagem
O CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná) terá uma maratona de 10 mil vagas de estágio e aprendizagem espalhadas por todo o Brasil na 4ª Expo CIEE Virtual
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade