Pesquisa revela outros pontos negativos para possíveis eliminações
Uma entrevista de emprego causa ansiedade, tensão e apreensão nos candidatos, principalmente por conta das dinâmicas e interação com o entrevistador. Mas outro fator tem chamado a atenção por causar desclassificação nas seletivas: o pouco domínio da Língua Portuguesa.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios), os “vilões” da reprovação estão nos erros de Português, de interpretação nas informações e a falta de uma boa comunicação oral e escrita. Eles são responsáveis por impedir que 83,5% dos estudantes passem em seleções.
Leia mais:
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Governo poderá decidir futuro de colégios que não registrarem quórum mínimo em votação
Após reforma e ampliação, Londrina entrega Escola Municipal na Zona Norte
A pesquisa avaliou o desempenho de 59.776 candidatos a vagas de estágio e aprendizagem. Desse número, apenas 9.845 estudantes (16,5%) passaram nos critérios de avaliação do domínio da língua. Os demais, 83,5% (49.931) demonstraram conhecimento gramatical insuficiente. Em comparação à pesquisa de 2019, houve um aumento de 67% de reprovação, cujo índice era de 50%.
No currículo, os erros de Português também são responsáveis por eliminar candidatos que, por esse motivo, podem nem chegar a ser chamados para uma entrevista, é o que aponta levantamento feito pela Catho no ano passado. Para os recrutadores ouvidos pela entrevista, erros de português podem representar falta de conhecimento da língua e ausência de atenção na hora da construção do currículo.
Ainda em relação a erros de Português no currículo, apenas dois erros de digitação são suficientes para desclassificar um candidato a processo seletivo, de acordo com pesquisa realizada pela Robert Half, empresa de recrutamento especializado.
Conteúdos gratuitos para aprender Português
O Guia Enem é um site que reúne materiais gratuitos de diversas disciplinas, incluindo Português. No site são disponibilizados artigos com resumos das principais áreas de conhecimento. Para cada disciplina, há diferentes textos focados nas informações mais relevantes.
Para quem prefere estudar por meio de vídeos, no YouTube há conteúdos gratuitos disponibilizados por diversas instituições de ensino e professores, que preparam aulas em diversas áreas do conhecimento. Exemplo é o canal Educa Mais Brasil Explica, que contém uma playlist gratuita com aulas objetivas para os estudantes de diferentes idades.