Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Obras recebem toques finais!

Escola Municipal do Vista Bela, em Londrina, está pronta e recebe alunos na próxima semana

Redação Bonde com N.Com
22 jul 2021 às 14:45
- N.Com/PML/Vivian Honorato
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Na quarta-feira, 21, os secretários municipais de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, e de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, inspecionaram o andamento de diversas obras conduzidas pela SME (Secretaria Municipal de Educação) de Londrina. As vistorias foram realizadas na construção da nova sede da SME, na Rua Humaitá, e nas obras de escolas e creches municipais situadas nas regiões sul, leste e norte. Durante as fiscalizações, as autoridades municipais foram acompanhadas pelos fiscais das obras e integrantes das equipes técnicas.


Os secretários municipais estiveram em diversas unidades de ensino, cujas obras de construção estão praticamente concluídas, em diferentes bairros de Londrina. Na zona sul, as inspeções passaram pela Escola Municipal do Jardim Buriti e pelo CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) do Jardim Nova Esperança. As duas obras estão em fase de acabamento e devem ser entregues em agosto. Em seguida, os secretários visitaram a Escola Municipal Roberto Alves Lima Júnior e o CMEI Nagib Abudi Filho, ambos no Jardim Acquaville, região leste. As equipes realizam os últimos serviços nesses locais, cuja entrega está prevista para os próximos dias.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A secretária municipal de Educação informou que, no decorrer do segundo semestre, essas unidades serão inauguradas e iniciarão suas atividades. Com isso, as novas escolas absorverão a demanda dos bairros onde se localizam, enquanto os CMEIs resultarão na criação de 320 novas vagas para as creches da rede municipal. "As crianças dessas regiões, que estavam matriculadas em outros lugares, agora vão poder estudar em escolas próximas das suas casas. Quanto às duas novas creches, elas se somarão a outras seis que foram inauguradas nos últimos quatro anos. Com isso, estamos criando 320 vagas que vão diminuir bastante a fila de espera, que atualmente é de 1.500 crianças. Nos próximos anos, vamos construir ainda mais creches para atender a essa demanda”, afirmou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Incentivo para estudantes

Começa o pagamento de R$ 200 da primeira parcela do Pé-de-Meia

Imagem de destaque
Via Rural Smart Farm

UEL apresenta Ensino, Extensão, Inovação e serviços na ExpoLondrina 2024; veja a programação

Imagem de destaque
Prazo prorrogado

Taxa de inscrição do concurso da Caixa deve ser paga até 5 de abril

Imagem de destaque
De 1 a 5 anos de idade

CEI da região oeste de Londrina ganha projeto de ensino bilíngue para crianças


Outro local inspecionado foi a Escola Municipal América Sabino Coimbra, no Conjunto Vista Bela, zona norte. Nesta unidade, as obras recebem os retoques finais, e a previsão é que a escola entre em atividade na última semana de julho, por ocasião da volta às aulas. Atualmente, o decreto municipal permite atividades pedagógicas com até seis alunos.

Publicidade


Com o objetivo de ampliar o número de alunos atendidos, as equipes iniciaram a construção de 10 novas salas, que complementarão o edifício original. Dessa forma, o Conjunto Vista Bela terá sua primeira escola municipal, já que, desde 2018, os alunos da rede eram atendidos em um prédio que pertencia ao Governo do Estado.


"Aproximadamente 500 alunos que estudavam no prédio do Governo passarão a ser atendidos nas novas instalações, que pertencem à Secretaria Municipal de Educação. Além disso, 200 crianças que precisavam ser transportadas para outros locais serão atendidas na região onde moram. Com isso, as crianças do Vista Bela não precisarão sair do bairro para estudar”, frisou a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes.

Publicidade


Nova sede da Secretaria de Educação - As autoridades municipais visitaram também as instalações da nova sede da SME (Secretaria Municipal de Educação). Localizada no espaço do antigo Mercado Municipal do Quebec, a construção já está com mais da metade de suas obras completas. Entre outros trabalhos, as equipes executam a instalação de portas internas, o término da implantação do novo passeio e a finalização do estacionamento externo. Além disso, foram iniciadas as pinturas externa e interna, assim como o acabamento cerâmico na fachada. Em breve, terá início a colocação de vidros na nova fachada do prédio.


De acordo com a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, o andamento dos trabalhos está alinhado ao cronograma estipulado, sendo que a entrega da obra está prevista para o fim de setembro. Os servidores da SME já estão organizando a mudança para a nova sede, que será feita no início de outubro.

Publicidade


"Estamos com muita expectativa para essa mudança, pois será a primeira vez que a Secretaria de Educação terá sua própria sede. Nos últimos anos, a rede municipal de ensino cresceu muito. Hoje, temos mais de 46 mil alunos e uma estrutura que conta com quase 200 prédios. Por isso, precisamos de um espaço apropriado para conduzir todos os nossos processos. Além da sede da Secretaria, o novo prédio abrigará também as sedes de outros órgãos como os conselhos municipais da Educação, de Alimentação Escolar, e de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb”, frisou.


Ainda segundo Moraes, o edifício passará a se chamar "Marcelo Urbaneja”, em homenagem ao ex-presidente do Sindserv-Ld (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Londrina) e ex-professor da rede municipal, falecido em maio de 2021, em decorrência da Covid-19. "Ele foi professor da rede por mais de 30 anos. Por isso, o prefeito sugeriu essa homenagem e nós ficamos muito felizes com esse nome, porque é justo que alguém que tenha trabalhado tanto pela educação em Londrina receba essa honraria”, afirmou.

O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, destacou a qualidade dos trabalhos de revitalização realizados no edifício. "O espaço onde funcionava o antigo Mercado do Quebec, que estava abandonado há muitos anos, está sendo totalmente revitalizado e vai ficar muito bonito. A Secretaria de Educação finalmente terá uma sede própria, não precisando mais alugar outros locais. Isso vai gerar economia para os cofres públicos e proporcionar boas condições de trabalho aos servidores. Além disso, também faremos uma homenagem justíssima a Marcelo Urbaneja, que lutou muito pela educação em Londrina”, salientou.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade