24/02/21
PUBLICIDADE
Prontas para a retomada

Escolas particulares lutam por ensino presencial

iStock
iStock


Mãe de Laura, 9 anos e de Rafaela, 7, a advogada Liliam Cristina Perez Alves de Souza consegue entender os dois lados de um grande imbróglio que se instalou com a pandemia. " Esperamos até aqui pela vacina e reflito sobre o que mudou em comparação com o ano passado. Diria que nada. Pelo contrário, pessoas próximas a mim hoje estão doentes. Por outro lado, penso também quais são as consequências psicológicas e cognitivas do isolamento social prolongado e do uso excessivo de eletrônicos para as crianças”.


Os números de novos casos da doença em Londrina estão no mais alto patamar desde o início dos registros ao mesmo tempo em que o clamor por reativar a educação presencial nas escolas também atingiu o pico nas primeiras semanas desde o início do ano, com protestos de pais e muita pressão nas redes sociais. Enquanto a troca de argumentos esquenta e a indefinição permanece, as famílias tentam prever o desfecho do debate.

No universo do ensino privado, a sensação é que o marco da retomada seria o anúncio do retorno das aulas presenciais na rede municipal, ainda imprevisível. Para garantir a legalidade da reabertura das escolas, o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Norte do Paraná (Sinepe/NPR) tenta reverter decisão desfavorável no Tribunal de Justiça do Paraná. Em outubro, uma liminar garantiu a permissão de funcionamento de 84 unidades no município. No mês seguinte, a liminar foi cassada e as escolas voltaram a ficar vazias.

O Sinepe também luta no campo político e pressiona a administração municipal. Além das manifestações articuladas com os pais e que movimentaram o Centro Cívico nas últimas semanas, a entidade impetrou nesta quarta-feira na Secretaria Municipal de Saúde um ofício solicitando um retorno gradual, que seria concluído no começo de março. "Evidentemente que com os protocolos de distanciamento, a maioria das turmas seria forçada a rodízios e ao ensino híbrido”, lembra o presidente do Sinepe NPR, Auderi Ferraresi.
Lúcio Flávio Moura/Especial para a FOLHA
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
130 anos!

Confira dez curiosidades sobre a Constituição Republicana de 1891

24 FEV 2021 às 17h52
Ciência e Tecnologia

Estudo usa nanobolhas para melhorar água da lagoa do Passeio Público

24 FEV 2021 às 16h48
Confira!

Livro destaca reflexões didáticas em práticas educativas com uso de tecnologias

24 FEV 2021 às 16h25
Confira!

Prefeitura de Maringá oferta vagas de estágio para estudantes de nível superior

24 FEV 2021 às 16h25
Quer estudar fora?

Programa internacional oferece bolsas de estudos parciais para cursos na Europa

24 FEV 2021 às 15h35
Participe!

Liga Acadêmica de Farmácia promove bate-papo com farmacêutico do Instituto Butantan

24 FEV 2021 às 15h32
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados