Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Prontas para a retomada

Escolas particulares lutam por ensino presencial

Lúcio Flávio Moura/Especial para a FOLHA
21 jan 2021 às 08:15
- iStock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Mãe de Laura, 9 anos e de Rafaela, 7, a advogada Liliam Cristina Perez Alves de Souza consegue entender os dois lados de um grande imbróglio que se instalou com a pandemia. " Esperamos até aqui pela vacina e reflito sobre o que mudou em comparação com o ano passado. Diria que nada. Pelo contrário, pessoas próximas a mim hoje estão doentes. Por outro lado, penso também quais são as consequências psicológicas e cognitivas do isolamento social prolongado e do uso excessivo de eletrônicos para as crianças”.


Os números de novos casos da doença em Londrina estão no mais alto patamar desde o início dos registros ao mesmo tempo em que o clamor por reativar a educação presencial nas escolas também atingiu o pico nas primeiras semanas desde o início do ano, com protestos de pais e muita pressão nas redes sociais. Enquanto a troca de argumentos esquenta e a indefinição permanece, as famílias tentam prever o desfecho do debate.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


No universo do ensino privado, a sensação é que o marco da retomada seria o anúncio do retorno das aulas presenciais na rede municipal, ainda imprevisível. Para garantir a legalidade da reabertura das escolas, o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Norte do Paraná (Sinepe/NPR) tenta reverter decisão desfavorável no Tribunal de Justiça do Paraná. Em outubro, uma liminar garantiu a permissão de funcionamento de 84 unidades no município. No mês seguinte, a liminar foi cassada e as escolas voltaram a ficar vazias.

Leia mais:

Imagem de destaque
Provas no dia 28 de abril

Concursos públicos da Prefeitura de Londrina recebem mais de 35 mil inscrições em três editais

Imagem de destaque
Veja como ajudar

Família de 'jovem gênio' de Londrina faz campanha para participação em olimpíada de matemática em Nova Iorque

Imagem de destaque
Participação gratuita

Evento da UEL reúne grandes nomes femininos do jornalismo nesta quarta

Imagem de destaque
Enfrentamento ao racismo

Escolas com mais alunos negros têm piores estruturas, aponta estudo

O Sinepe também luta no campo político e pressiona a administração municipal. Além das manifestações articuladas com os pais e que movimentaram o Centro Cívico nas últimas semanas, a entidade impetrou nesta quarta-feira na Secretaria Municipal de Saúde um ofício solicitando um retorno gradual, que seria concluído no começo de março. "Evidentemente que com os protocolos de distanciamento, a maioria das turmas seria forçada a rodízios e ao ensino híbrido”, lembra o presidente do Sinepe NPR, Auderi Ferraresi.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade