A aluna Brenda Yara Chaves Muniz, de 18 anos, do Colégio Estadual Cívico-Militar Presidente Vargas, de Bela Vista do Paraíso (Norte do Paraná), foi a vencedora paranaense da edição 2024, do concurso de redação promovido pelo programa Jovem Senador. Como premiação, a estudante vai participar da Semana de Vivência Legislativa, no período de 5 a 9 de agosto, em Brasília, onde poderá acompanhar de perto o funcionamento da instituição, tramitação e discussão dos projetos e todas as demais atividades.
Realizado anualmente pelo Senado Federal, o programa Jovem Senador tem parceria com o Ministério da Educação, Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação) e com apoio das secretarias da Educação dos estados e do Distrito Federal. Neste ano, os estudantes escreveram sobre o tema “Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia”. Brenda, que está na 3ª série do Ensino Médio, conquistou a primeira colocação entre 6.400 trabalhos elaborados por estudantes de toda a rede estadual de ensino.
Os trabalhos dos alunos foram encaminhados aos NREs (Núcleos Regionais de Educação), onde passaram por uma primeira seleção. A Seed-PR (Secretaria de Estado da Educação do Paraná), responsável pela viabilização do concurso no Estado, recebeu 96 redações finalistas para a seleção de apenas três, que foram enviadas ao Senado Federal. Veio de lá a escolha pelo trabalho de Brenda, como representante do Paraná.
Leia mais:
Câmara aprova proibição de celulares em escolas do país
La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
A conquista vai proporcionar a Brenda a oportunidade de conhecer, na prática, como funciona a tramitação de um projeto de lei, desde que é apresentado, passando pela defesa dos autores das proposições, até as discussões e votações em plenário. Também poderá observar bem de perto como atuam os senadores da República. “Vai ser uma experiência única para ela, que é muito estudiosa e dedicada", conta a professora de Língua portuguesa, Helaine Maria Rolin Abelha, orientadora de Brenda.
Nesta semana, as equipes pedagógicas do Núcleo Regional de Educação de Londrina foram pessoalmente a Bela Vista do Paraíso dar a notícia a Brenda, aos alunos e professores do colégio Presidente Vargas. “A entrega dos documentos para a viagem foi durante a solenidade de execução do Hino Nacional, por se tratar de um Colégio Cívico-Militar, e na presença de todos os professores, alunos e funcionários. Foi muito emocionante”, relembra a professora Helaine.
CENTRO DO PODER
Os alunos não são obrigados a participar do programa, que significa um caminho para que os jovens conheçam de perto o funcionamento da instituição política brasileira, além de ser uma forma de se engajar nas questões que fazem parte do dia a dia das pessoas.
“O Jovem Senador é uma oportunidade importante de viver uma nova experiência prática e de ter contato direto com a rotina no centro do poder do país. Além disso, construindo as redações, os nossos alunos colocam em prática o trabalho que desenvolvem em sala de aula na plataforma Redação Paraná”, destaca o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.
ENTUSIASTA DA ESCRITA
Brenda Yara afirma que a participação foi processo cansativo, mas proveitoso. “Comecei compilando as informações que me vinham em mente sobre o tema, para depois estruturá-las no modelo texto dissertativo argumentativo”, descreve Brenda. “Li alguns textos, assisti vídeos que me pareciam bons repertórios, como o documentário 'Democracia em Vertigem'. Além disso, decidi que adicionaria ao meu texto conceitos ou citações de filósofos famosos, já que é uma área que admiro. Demorou, mas com o esforço e a ajuda da minha orientadora, sintetizei minha redação com a tese que queria desde o princípio”.
A aluna é entusiasta da escrita desde pequena, quando criava histórias em quadrinhos, que foram evoluindo para os contos e, mais tarde, para textos dissertativos e poesias. Ela considera o tema proposto no programa Jovem Senador, de muita relevância social. “Refletir sobre esse fato é fundamental para propor possíveis soluções. É um tema muito presente no cotidiano dos cidadãos, apesar de muitos não perceberem ou não se interessarem por assuntos políticos. É preciso mudar essa realidade”, pontua a aluna.
A estudante está em dúvida se escolhe o curso superior na área de ciências sociais ou de filosofia e já começa a se preparar para a viagem ao Planalto Central. “Quanto mais eu paro para pensar, mais surreal se torna. Tenho muitas expectativas, espero curtir bastante e representar bem o meu Estado”, diz.
PROGRAMA
O Jovem Senador faz parte do programa chamado Senado Jovem Brasileiro e foi criado em 2010. O nome Jovem Senador é utilizado para referir-se ao conjunto das atividades do programa, realizado todos os anos, proporcionando aos estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais de todo o Brasil, conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no país. A cada ano é proposto um tema de redação como forma de ingresso.
Os temas sempre abordam tópicos relacionados à cidadania e à política, além de questões sociais para despertar nos jovens a importância da reflexão sobre o exercício da cidadania. Os autores das 27 melhores redações – um de cada estado e do Distrito Federal – são automaticamente selecionados para vivenciar, em Brasília, o processo de discussão e elaboração das leis do país, conforme a atuação dos senadores da República.
A “jovem legislatura” tem duração de quatro dias e inicia-se com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa Executiva. Os trabalhos são encerrados com a aprovação dos projetos e a consequente publicação no Diário do Senado Federal.
LEIA TAMBÉM: