Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba mais

Estudantes com autismo ganham centro de atendimento educacional em Curitiba

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
16 set 2019 às 14:09
- Levy Ferreira/SMCS
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O CEETEA (Centro de Ensino Estruturado para o Transtorno do Espectro Autista), primeiro do Brasil nesse modelo, está em fase final de preparação. A inauguração será nesta quarta-feira (18), às 15h, em Curitiba.

Nestes dias que antecedem o início das atividades, a Secretaria Municipal da Educação finaliza o processo de formação dos 15 profissionais que atuarão diretamente no centro e a organização do material pedagógico e do espaço, que conta com seis salas para atendimento individual ou em pequenos grupos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A previsão é atender, por mês, trezentos estudantes da rede municipal de ensino, no horário de contraturno escolar, com base no ensino estruturado.

Leia mais:

Imagem de destaque
PL das cobaias

Senado aprova projeto que regula pesquisa com seres humanos

Imagem de destaque
Prova em 12 de maio

Mais de 15 mil candidatos estão inscritos para o concurso da Prefeitura de Rolândia

Imagem de destaque
Londrina

Mais de 2,3 mil candidatos compareceram ao teste seletivo da prefeitura para professores

Imagem de destaque
Pedidos pela página do participante

Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até esta sexta


A rede municipal conta hoje com 1.105 estudantes com Transtorno do Espectro Autista. No total, estudantes em inclusão – com TEA, síndrome de Down, paralisia cerebral, entre outros - somam 2,5 mil na rede municipal de ensino, entre os 140 mil matriculados em CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil) e escolas.

Publicidade


"As famílias também contarão com um trabalho personalizado com o objetivo de orientação tanto com relação ao manejo comportamental com seus filhos na residência quanto na atenção aos seus cuidados com eles mesmos, que são os responsáveis pelo estudante”, destaca a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.


O novo espaço é mais uma opção para atender esses estudantes em inclusão, que já recebem atenção especializada nos nove CMAEEs (Centros Municipais de Atendimento Educacional Especializado), nas Salas de Recursos Multifuncionais e nos demais programas da Educação Especial de Curitiba.

Publicidade


A diretora do Departamento de Inclusão e Atendimento Educacional Especializado, Gislaine Coimbra Budel, explica que a secretaria oferece 15 modalidades de atendimento especializado a estudantes em processo de inclusão, o que permite que cada um seja atendido com equidade, conforme suas necessidades.


"Incluímos no processo de escolarização ações voltadas à promoção do desenvolvimento e à participação efetiva dos estudantes com deficiência. Essas ações estão em expansão desde 2017. Em 2016, 28 estudantes contavam com auxiliar em sala para apoio à inclusão. Este número subiu para 853 em 2019”, explica Gislaine.


Ao todo, são mais de 7,4 mil crianças e estudantes beneficiadas com os atendimentos especializados ofertados pela Secretaria Municipal da Educação.

Gislaine destaca que aos profissionais da educação e de apoio à inclusão é ofertada formação continuada ao longo de todo o ano letivo, em 17 cursos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade