As caravanas com estudantes de Londrina, Apucarana, Arapongas, Siqueira Campos, Primeiro de Maio, entre outros municípios, movimentaram as ruas do Parque Governador Ney Braga nesta segunda-feira (8). A ação gratuita realizada pela ExpoLondrina promete levar milhares de crianças e adolescentes para conhecerem a feira agropecuária.
Além de muita diversão e momentos inesquecíveis, os alunos levam para a casa uma bagagem de conhecimento, aprendizado e ações de cidadania. As visitas vão ocorrer até sexta-feira (12) para escolas que efetuaram agendamento prévio. A previsão é de que até 30 mil crianças e adolescentes passem pela feira em visitas escolares.
As estudantes do sétimo ano do Colégio Estadual Cívico Militar Lauro Gomes (região Norte de Londrina) Ana Carolina de Oliveira Pereira e sua amiga de sala de aula Maria Gabriela Borges Batista, ambas de 12 anos, registraram as atrações da Via Rural (Fazendinha) com seus celulares. Ana Carolina disse que a galeria do seu celular estava cheia de tantas fotos de animais que as duas registraram. ''Tiramos fotos dos bois, vacas, bodes, porcos e das ovelhinhas. São animais que estou vendo pela primeira vez'', relatou.
Leia mais:
La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Governo poderá decidir futuro de colégios que não registrarem quórum mínimo em votação
A estudante explica que os passeios de escolas são excelentes oportunidades para poder conhecer a Exposição de Londrina e ainda garantir a diversão. ''Estou aproveitando ao máximo, pois graças à escola consegui vir para a Exposição. Meus pais não vão conseguir vir para me trazer. Nos divertimos bastante nos brinquedos também, andamos no love taxi e na barca. Gostei mais de andar na barca. Não deu tanto frio na barriga, mas fiquei com um pouco de medo'', contou Ana.
Estudantes na via rural / Foto: Eduarda Oliveira - Estagiária do Bonde
A professora Maria Lúcia, que trabalha com alunos autistas da Escola Lauro Gomes, disse que os alunos autistas estavão sendo acompanhados pelos professores de forma com que eles ficassem mais à vontade, para ter uma independência.
''Chegamos aqui por volta das 13h30. O ponto de encontro será as 17h30 para irmos embora. Viemos em uma caravana de quatro ônibus. Aqui, os alunos ficam livres e à vontade para aproveitarem o passeio pelo parque, exceto os alunos autistas que são acompanhados pelos professores. Teve um aluno que conversei que nunca tinha vindo para a exposição. Ele estava eufórico para conhecer a feira. Após aproveitarem a Expo, os alunos farão também trabalhos sobre o passeio'', detalhou a professora.
Durante os passeios, os alunos podem visitar diversos estandes, animais de várias espécies espalhados pelo parque, além de conhecerem os estandes educativos da Via Rural. Os estudantes podem aproveitar o parque de diversões após as visitas na Expo.
A 62ª edição da Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina segue até domingo (14), no Parque de Exposições Governador Ney Braga.
Pulseiras de identificação nas crianças
Para as familias que estão passeando com as crianças pelo parque, há a opção de realizar a identificação das crianças por pulseiras. Nas pulseiras, são colocadas as seguintes informações: nome da criança, idade, nome do responsável e telefone do responsável. Após a identificação na pulseira, caso a criança se perca dos pais, as mesmas vão auxiliar na localização delas por meio das informações contidas na pulseira.
O estande da Polícia Militar está localizado na entrada principal do Parque Ney Braga. Ao chegar ao parque de exposições, basta procurar o estande e solicitar aos policiais que coloquem as pulseiras nas crianças.
Imagem ilustrativa - Redação Bonde
*Sob supervisão de Fernanda Circhia
QUE TAL LEVAR SEU MELHOR AMIGO PARA PASSEAR PELA EXPO? CONFIRA!