Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba mais

Estudo classifica ensino na educação infantil brasileira como 'regular'

Redação Bonde com Agência Educa Mais Brasil
17 jun 2022 às 10:57
- Emerson Dias - N.Com/Arquivo
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Etapa que contribui para o desenvolvimento de áreas como aspectos psicológicos, cognitivos, sociais e emocionais das crianças, a educação infantil do Brasil apresenta pontos desfavoráveis, como profissionais despreparados para tal atividade e ausência de aulas extracurriculares, aponta um estudo realizado pela FMCSV (Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal) em 1,8 mil escolas de 12 cidades brasileiras. 


Conforme a pesquisa, 67% das turmas não têm contato com atividades envolvendo a natureza, 27% as crianças não têm experiências com teatro, música ou dança e 38% das crianças têm essa experiência com essas artes, mas sem estratégias que permitam o protagonismo delas nessas atividades.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O estudo observou práticas pedagógicas das escolas sob administração direta das prefeituras, sejam públicas ou conveniada, e concluiu que o ensino ofertado nas escolas de ensino infantil é considerado regular, mas com deficiência de necessidade de ações para que aquilo que está nos documentos oficiais, como a BCNN (Base Nacional Comum Curricular).

Leia mais:

Imagem de destaque
228 municípios

Concurso Nacional Unificado terá mais de 3.600 locais de prova; saiba como consultar

Imagem de destaque
Confira!

Concurso Nacional Unificado libera cartão de confirmação

Imagem de destaque
Segundo ONG

Em 10 anos, escolas estaduais do país perderam um terço dos professores efetivos

Imagem de destaque
PL das cobaias

Senado aprova projeto que regula pesquisa com seres humanos


Para a gerente de Conhecimento Aplicado da FMCSV, Beatriz Abuchaim, “ter boas experiências nesse início da vida faz toda diferença para esse adulto que essa criança um dia será”. 


O resultado do estudo deve servir de subsídio para os municípios, que são, no Brasil, os principais responsáveis pela educação infantil. Uma das questões levantadas com base nos dados é a necessidade de formação dos educadores para melhor atender à etapa.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade