Estão abertas as inscrições on-line para o 2º Simpósio Estadual "A importância do acesso à justiça de crianças e adolescentes em vulnerabilidade social e mulheres vítimas de violência doméstica", por via remota, nos dias 23 e 24 de novembro, para celebrar os 15 anos de existência do Neddij (Núcleo de Estudos e Defesa de Direitos da Infância e da Juventude) e os 8 anos do Numape (Núcleo Maria da Penha) no Paraná.
As inscrições podem ser feitas pelo endereço eletrônico. Poderão ser submetidos trabalhos nos formatos de resumo simples, resumo expandido e/ou artigo. As produções devem envolver temas relacionados a estudos ou atuação com crianças, adolescentes e/ou mulheres vítimas de violência, que propiciem a defesa dos direitos destes públicos.
As palestras serão transmitidas pelo canal do YouTube da UVPR (Universidade Virtual do Paraná). A abertura oficial do evento ocorrerá dia 23 de novembro, às 8h, com o debate intitulado “O papel das IES (Instituições de Ensino Superior) na prevenção, promoção e proteção de direitos”, tendo a participação do superintendente geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, da coordenadora estadual do Neddij, professora da UEM (Universidade Estadual de Maringá), Amália Regina Donegá, e da coordenadora estadual do Numape, professora da UEL (Universidade Estadual de Londrina), Claudete Carvalho Canezin.
Leia mais:
Vestibular da UEL altera trânsito e transporte coletivo no domingo e na segunda em Londrina
Inep divulga gabarito oficial do Enem
Apucarana promove formatura de curso de formação em Libras
Um em 3 professores de escolas públicas não tem formação adequada
O evento tem por objetivo proporcionar espaço de reflexão e debates acerca das políticas de prevenção, promoção e proteção de crianças, adolescentes e mulheres em situação de vulnerabilidade. Outra finalidade é possibilitar a discussão sobre os diversos atendimentos a esses públicos buscando assegurar seus direitos.
O Simpósio pretende ainda fomentar a troca de conhecimentos e experiências da atuação em órgãos e serviços com crianças, adolescentes e mulheres, mantendo o diálogo e o aprimoramento da temática e fortalecendo as relações entre as instituições de ensino e a rede de proteção.
A programação completa do Simpósio pode ser vista aqui. A realização é do governo do estado, núcleos estaduais do Neddij e Numape, UGF (Unidade Gestora do Fundo Paraná) e da UVPR. A organização do encontro é das universidades estaduais paranaenses, sob a coordenação geral das professoras Amália Donegá e Claudete Canezin. Outras informações pelo telefone (42) 3621-1095 e e-mail [email protected].