Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba Mais!

Instituições estudam criação de fórum de museus universitários

Redação Bonde com AEN
23 abr 2021 às 16:15
- Seti
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Em reunião online na sexta-feira (23), a Coordenadoria de Museus da Seti (Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná) deu início aos diálogos para proposta de criação de um fórum de museus universitários do Paraná. O objetivo do novo espaço de interlocução é a construção de uma política estadual do setor que viabilize, a médio prazo, recursos orçamentários e humanos às instituições.


"Os museus universitários possuem características que os diferenciam, uma delas é a proximidade para com os pesquisadores”, explica Renê Wagner Ramos, coordenador do setor na Seti. "Outra característica é a capacidade de reunir uma diversidade de áreas do conhecimento, o que permite o desenvolvimento de uma visão cultural mais ampla ao município de origem da instituição”.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Ele pondera, ainda, que uma das realidades que deve impactar positivamente os quadros técnicos é a futura formação da primeira turma do curso de Museologia da Unespar.

Leia mais:

Imagem de destaque
Diz ministra

Aprovados no Concurso Nacional Unificado terão curso de formação

Imagem de destaque
Saiba mais

Centro de Oficinas para Mulheres em Londrina oferta curso de Design de Sobrancelhas

Imagem de destaque
Ensino Superior

Brasil tem 22 graduações avaliadas entre as melhores do mundo, aponta ranking

Imagem de destaque
Saiba mais

Embratur terá 80 vagas em primeiro concurso após virar agência


Participaram da reunião direções do Museu Histórico de Londrina (UEL), do Museu de Ciências Naturais (Unicentro) e do Museu Campos Gerais (UEPG), todas convidadas para elaboração do documento inicial da proposta do fórum.

O encontro também debateu a necessidade de criação de uma conferência online nos próximos meses que marque a iniciativa, assim como o lançamento de uma publicação editorial com o registro das experiências dos museus universitários no Paraná. A ideia é potencializar o acesso aos acervos e ampliar o conhecimento dos estudantes sobre a formação do Estado.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade