Em reunião online na sexta-feira (23), a Coordenadoria de Museus da Seti (Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná) deu início aos diálogos para proposta de criação de um fórum de museus universitários do Paraná. O objetivo do novo espaço de interlocução é a construção de uma política estadual do setor que viabilize, a médio prazo, recursos orçamentários e humanos às instituições.
"Os museus universitários possuem características que os diferenciam, uma delas é a proximidade para com os pesquisadores”, explica Renê Wagner Ramos, coordenador do setor na Seti. "Outra característica é a capacidade de reunir uma diversidade de áreas do conhecimento, o que permite o desenvolvimento de uma visão cultural mais ampla ao município de origem da instituição”.
Ele pondera, ainda, que uma das realidades que deve impactar positivamente os quadros técnicos é a futura formação da primeira turma do curso de Museologia da Unespar.
Leia mais:
APP-Sindicato questiona equidade no programa Parceiro da Escola em Londrina
Estudo sugere que consumo de chocolate amargo está ligado à redução no risco de diabetes tipo 2
Projeto da UEL com materiais biodegradáveis é contemplado em edital da Finep
UEL publica informativo que mostra seu papel no desenvolvimento de Londrina
Participaram da reunião direções do Museu Histórico de Londrina (UEL), do Museu de Ciências Naturais (Unicentro) e do Museu Campos Gerais (UEPG), todas convidadas para elaboração do documento inicial da proposta do fórum.
O encontro também debateu a necessidade de criação de uma conferência online nos próximos meses que marque a iniciativa, assim como o lançamento de uma publicação editorial com o registro das experiências dos museus universitários no Paraná. A ideia é potencializar o acesso aos acervos e ampliar o conhecimento dos estudantes sobre a formação do Estado.