A Incubadora Internacional de Empresas de Base Tecnológica da Universidade Estadual de Londrina (Intuel) foi considerada a segunda melhor incubadora do Paraná pelo UBI World Benchmark Study 2017-2018. O estudo foi realizado pela UBI Global, da Suécia, com o objetivo de avaliar e comparar incubadoras e aceleradoras de empresas ligadas a universidades de todo o mundo.
Em 2015, a Intuel ocupou o 13º lugar. Para Tatiana Fiuza, gerente da Intuel, a mudança significativa no ranking é resultado dos esforços da gestão. "Organizamos os indicadores avaliados pelo estudo e passamos a monitorar a partir da gestão atual. Com o monitoramento e a avaliação periódicos dos resultados ficou mais fácil trabalhar no que era necessário para que a incubadora da UEL subisse de posição."
O estudo mensurou 1.370 incubadoras em todo o mundo. No Paraná, foram avaliadas 17. Também foram analisados 21 indicadores organizados entre as áreas: Fomento da Economia, Retenção de Talento, Desenvolvimento de Competências, Acesso a Recursos, Acesso a Network, Atratividade do Programa, Desempenho Pós-Incubação. Em primeiro lugar ficou a Incubadora Tecnológica do Instituto de Tecnologia do Paraná de Curitiba (Tecpar), a mais antiga em atuação no Paraná.
Leia mais:
APP-Sindicato questiona equidade no programa Parceiro da Escola em Londrina
Estudo sugere que consumo de chocolate amargo está ligado à redução no risco de diabetes tipo 2
Projeto da UEL com materiais biodegradáveis é contemplado em edital da Finep
UEL publica informativo que mostra seu papel no desenvolvimento de Londrina
Além da classificação estadual, a Intuel também se destacou em algumas categorias mundiais. No quesito "Valor para Startups", a pontuação foi 43, enquanto a média global foi 40. Em "Valor para Ecossistema", a Intuel atingiu 28 pontos, próximo à média, que foi de 30.
A Intuel faz parte da Agência de Inovação da UEL e tem como objetivo oferecer suporte para o desenvolvimento de empresas com potencial tecnológico. Além de estrutura física, a incubadora oferece cursos em áreas específicas, como gestão, financeiro e mercado. Atualmente, nove empresas são incubadas pela instituição.