Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Família

Jogos de tabuleiro são alternativa para as crianças na quarentena

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
25 mar 2020 às 14:55
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os board games, também conhecidos como jogos de tabuleiro modernos, podem trazer muito mais do que diversão. Além de ser uma alternativa de entretenimento durante a quarentena devido a pandemia do novo coronavírus, por meio deles, é possível aprender e engajar as crianças com recursos lúdicos e criativos. Com os jogos, é possível trabalhar uma grande variedade de conteúdos, exercitando a criatividade e o pensamento lógico, além de desenvolver a cooperação e o respeito com o próximo.

"O uso dos jogos estimula novas formas de pensar, fortalecendo e treinando a cognição”, explica a coordenadora do NAC (Núcleo de Atividades Complementares) do Colégio Marista Glória, Rafaela Jorge de Oliveira. Além de desenvolver o raciocínio lógico, uma habilidade que pode ser aplicada em diversas vertentes do conhecimento, as crianças podem se divertir em um ambiente de disputa saudável e educativo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo Rafaela, essa atividade se revela importante na resolução de problemas, estratégia, raciocínio lógico, criatividade, socialização e integração. "Fora do ambiente escolar, os pais podem buscar conhecer jogos educativos que são ideais para ser jogados em casa”, esclarece a docente.

Leia mais:

Imagem de destaque
PL das cobaias

Senado aprova projeto que regula pesquisa com seres humanos

Imagem de destaque
Prova em 12 de maio

Mais de 15 mil candidatos estão inscritos para o concurso da Prefeitura de Rolândia

Imagem de destaque
Londrina

Mais de 2,3 mil candidatos compareceram ao teste seletivo da prefeitura para professores

Imagem de destaque
Pedidos pela página do participante

Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até esta sexta


Veja alguns benefícios que os board games podem trazer:

Publicidade


1. Ajudam no desenvolvimento cognitivo e social: habilidades sociais podem ser aperfeiçoadas com o uso de jogos, ajudando a integrar a criança ao coletivo. Elas também aprendem a seguir regras e compartilhar com os outros. Habilidades cognitivas, como reconhecer números e padrões e até calcular estimativas, podem ser aprendidas.


2. Incentivam a interação social: a maioria dos jogos é projetada para ser jogada em grupo, isso ajuda a evitar a solidão e a construir relações positivas.


3. Promovem a reunião em família: alguns jogos são desenhados especialmente para serem jogados em família. Essa é uma grande oportunidade para todos se reunirem e participarem de algo juntos, longe de TVs, celulares ou tablets.

4. Reduzem a ansiedade: jogar ajuda a manter o equilíbrio mental e a relaxar. Isso porque os jogos promovem a imaginação, sendo possível se envolver na narrativa que está sendo criada, como construir civilizações ou ferrovias.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade